Quem conhece, defende
Quem conhece, defende

Quem conhece, defende

Por meio de uma série de eventos, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco está envolvendo, cada vez mais, a comunidade em ações de preservação ambiental. São caminhadas, mutirões, exposições e concursos que ensinam a população sobre a importância desse tema.
Um agitado calendário de eventos faz com que a população de Osasco trave contato, durante todo o ano, com atividades envolvendo questões ambientais. Além de mutirões de plantio de árvores, concurso de fotografia sobre meio ambiente, exposições, projetos dominicais nos parques e caminhadas, a programação também envolve a Semana da Água, que acontece no mês de março, a Semana do Meio Ambiente em junho, a Semana da Árvore, em setembro, e ainda a Semana dos Animais, em novembro, essa em conjunto com a Secretaria de Saúde.
“Nosso objetivo é envolver a comunidade e estimular, cada vez mais, a participação popular nessas questões. Afinal, quem conhece, defende”, explica o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Carlos Marx.
Realizadas por meio de parcerias, e em locais de grande movimento, como shopping centers, as “semanas” foram responsáveis por trazer à cidade instalações como o túnel sensorial, do Greenpeace, para explicar, de forma didática, à população os efeitos das mudanças climáticas.
Além disso, foi durante a Semana da Água de 2008 que a prefeitura lançou o projeto “Biodiesel Osasco”, dando o pontapé inicial para captação de óleo de cozinha usado para transformação em combustível alternativo. E, nos últimos 5 anos, visitas à Estação de Tratamento de Água da Sabesp também integraram a programação.
Já o concurso de fotografias de meio ambiente mobiliza, com apoio do Fotolab, todos os anos, vários fotógrafos amadores e profissionais em busca dos melhores “clicks” retratando situações de preservação ou degradação do verde e recursos naturais da cidade. Os melhores trabalhos são reunidos em uma exposição, aberta ao público em geral. Neste ano, o 6º concurso terá sua mostra na loja da C&C, de 31 de maio a 20 de junho.
A secretaria realiza mostra de vídeos ambientais e participa, ativamente, de campanhas de abrangência internacional, como a Caminhada contra o Aquecimento Global e a Hora do Planeta, apagando todos os anos, por uma hora, as luzes do cartão postal da cidade, o Viaduto Metálico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *