Parcerias pelo meio ambiente
Parcerias pelo meio ambiente

Parcerias pelo meio ambiente

Recursos do Fehidro e outros convênios garantem a realização de importantes projetos em Osasco, como a revitalização do córrego Bussocaba, mostrando que ações em conjunto sempre dão bons resultados
Trabalho em parceria é a aposta da Secretaria de Meio Ambiente para desenvolver projetos ambientais que, muitas vezes, estão fora de sua área de atuação. Um exemplo disso é a revitalização do córrego Bussocaba, principal afluente do rio Tietê dentro do município e que, apesar de ser limpo em sua nascente, dentro do Parque Chico Mendes, ainda tem uma parte de seu leito contaminado por esgoto e lixo doméstico.
Em 2005, quando assumiu a administração municipal em seu primeiro mandato, o prefeito Emidio de Souza começou a mudar esse cenário. Ele abriu diálogo com a Sabesp (que tem a concessão dos serviços de água e esgoto na cidade) e conseguiu a instalação da rede coletora de esgotos na região, que coleta os detritos antes enviados diretamente ao córrego e os direciona a um coletor tronco, com destino à Estação de Tratamento da cidade vizinha de Barueri.
Com isso, o córrego Bussocaba mostra hoje uma nova realidade, com mais de 70% do esgoto doméstico da região afastado do seu curso. É visível a mudança do córrego, onde garças pescam hoje pequenos peixes para sua alimentação.
Em paralelo, acontece o projeto de educação ambiental “Revitalização do Córrego Bussocaba”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que deu um novo visual aos canteiros e margens do Bussocaba. E, aqui, existe uma nova parceria, desta vez com a comunidade, que participa de mutirões de limpeza e plantio de mudas no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *