Permacultura: integra florestas e uso racional dos recursos hídricos
Permacultura: integra florestas e uso racional dos recursos hídricos

Permacultura: integra florestas e uso racional dos recursos hídricos

agua

A permacultura cresce a cada dia em todo o planeta e está presente na arquitetura, urbanismo, engenharia, agricultura, produção e consumo de energia, novos materiais, enfim, em todos os setores. Além disso, a permacultura traz a espiritualidade e o sentimento de conexão para a prática, isto é, a compreensão de que tudo está interligado: rio, montanha, árvore e pessoas.

Especialistas e ativistas, como a indiana Vandana Shiva, têm reafirmado a necessidade de um resgate da forma como nossos antepassados viviam: criando sistemas locais de suprimento, intensivos e em pequena escala (ao invés de terceirizarmos para longe a satisfação das nossas necessidades básicas e os nossos impactos e resíduos).

A combinação monocultura e pecuária extensiva + latifúndios + mecanização, criada na tentativa de abastecer grandes cidades sem conexão com as necessidades da terra, tem mostrado suas consequências, dentre eles desertos, desmatamentos, falta de água (como a chuva atrasou pra chegar esse ano / as roças de milho e os pés de pequi são também testemunhas).

O Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel, por exemplo, afirma que a agricultura do futuro deve ser integrada às florestas e sem desperdício de água por irrigação, que é o principal gasto de água no Brasil. No site do instituto o internauta encontra algumas técnicas e temas que se correlacionam com a permacultura tais como filtros biológicos, biorremediação e tratamento natural dos esgotos domésticos, banheiro seco, Sistema Agroflorestal (SAF), consumo local e economia solidária, reaproveitamento de materiais e alimentação e consumo consciente.

O que é permacultura?

O termo permacultura surgiu na década de 1970 com o objetivo de apresentar um novo método de interação com o ambiente que engloba conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento de ecossistemas mais harmônicos e responsáveis. Ainda, propõe a organização de sistemas produtivos integrados à natureza, com zero desperdício e reciclagem de insumos.

A Permacultura está na base da agricultura orgânica, da agroecologia, das agroflorestas, das ecovilas e de tantas outras iniciativas que vão se tornando cada vez mais conhecidas e respeitadas.

No centro da atividade do permacultor(a) está o design, tomado como planejamento consciente para tornar possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia.

SAIBA MAIS

Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel
http://ecovidasaomiguel.org

Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA)
http://novo.ipemabrasil.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *