Guia Verde é lançado para valorizar Osasco
Guia Verde é lançado para valorizar Osasco

Guia Verde é lançado para valorizar Osasco

Iniciativa é da Flor de Acácia Gráfica e Editora, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (Sema), e apoio de empresários da região.

A cidade de Osasco ganhou na noite de quinta-feira (22/8) a primeira edição do “Guia Verde Osasco”. Empresários, sociedade civil organizada e políticos participaram do lançamento que ocorreu na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping. Na abertura apresentação musical com o Grupo A Prole e com Isa Ferreira, cantora e compositora. Clique aqui e veja as fotos . Clique aqui para ter acesso ao Guia Verde em PDF.

01_Jorqueira fala em nome da Flor de Acacia

Mônica Veloso, Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, justificou a ausência do prefeito Jorge Lapas e parabenizou aos envolvidos na publicação. “O Guia Verde destaca ações de uma administração sustentável. A Sema ganha cada vez mais amplitude e tem feito uma gestão compartilhada com as outras secretarias. Temos muitos desafios na cidade e precisamos contar com parceiros como os do Guia Verde”, destacou.

Gabriel Jorqueira, diretor de marketing da Flor de Acácia, agradeceu a todos pelo envolvimento no projeto do guia. “A ideia surgiu numa conversa e abraçamos com carinho o projeto. Usamos na impressão desse guia papel reciclado certificado, o que demonstra nossa preocupação com o meio ambiente. Esta é a terceira publicação nossa em apoio às ações da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, que nos últimos anos conquistou grande destaque para nossa cidade”, sublinhou.

03_Marx

“Temos orgulho de apoiar ações que valorizam atitudes éticas, o ser humano e o meio ambiente. A Sema poderá contar com a gente sempre”, falou o empresário Júlio Fernandes, diretor-presidente da Casa Fernandes.

O vereador Alemão da Banca, do PV de Santana de Parnaíba, comentou sobre sua história com Osasco. “Por vinte anos morei nesta cidade e tenho enorme carinho por ela. Temos que cuidar do meio ambiente hoje. Ouço muita gente falar que cuida da natureza, mas nada ou pouco faz. Vou mostrar esse guia lá em Santana, para sensibilizar as pessoas a ajudarem a resolver problemas sérios ligados ao verde e com a água, que temos de preservar”.

Mário Eduardo Rovira, presidente da ong Conselho de Proteção ao Meio Ambiente (CPMAO) e proprietário do Restaurante Degusti, falou sobre qualidade de vida. “Dependendo da nossa alimentação teremos mais ou menos saúde. Uma alimentação sem corantes, anabolizantes, fungicidas e sem alimentos industrializados, com atividade física, ajuda na nossa qualidade de vida e traz felicidade. Uma alimentação saudável é uma atitude sustentável com o planeta”, enfatizou.

17_abertura grupo musical

O jornalista e secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, agradeceu a toda sua equipe, em especial ao secretário-adjunto, Ivo José de Oliveira, a diretora Amanda França e Silzeni de Angelo Lopes, educadora e coordenadora de Educação Ambiental. Depois, abordou algumas ações permanentes da secretaria e sua expectativa de ver implantados, em breve, na cidade, o licenciamento ambiental pela prefeitura e a inspeção veicular.

“Participei de reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir várias questões e uma delas foi o licenciamento ambiental, que trará normas para a cooperação entre os municípios nas ações relativas à proteção ambiental e combate à poluição. Um dos maiores problemas, hoje, é a emissão de gases pelos veículos, que causam muitas doenças e provocam o aquecimento planetário”, disse o secretário.

05_participantes do evento

“Sem a preservação de nosso patrimônio natural não há vida, então é importante termos responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade. O prefeito Lapas está de parabéns e pode contar com nosso total empenho para o sucesso do programa ‘Osasco é a Nossa Casa – Preserve, Cuide e Mantenha’, para conscientizar a população na manutenção e preservação da cidade”, finalizou Marx.

Para a psicopedagoga Maristela Leamare, também presidente do Centro de Participação e Recreação do Jardim Piratininga (CPRJP), o guia reforça a credibilidade para o município e pode servir de inspiração para demais cidades. “É um trabalho inovador por ser a primeira publicação no gênero na região”.

06_George e Ivo

Os profissionais envolvidos diretamente na produção e edição do Guia foram homenageados e receberam orquídeas.  Ao final, participantes receberam exemplares do Guia Verde Osasco, que tem uma tiragem de 40 mil exemplares e traz endereços dos parques e espaços ambientais / educativos (Ecomuseu, Borboletário, NEAs, Sala Verde), praças mais bonitas, restaurantes com comida vegetariana, cursos, locais onde a prefeitura instalou 26 academias de ginástica ao ar-livre e informações sobre os principais projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Participantes ganham Guia Verde

Informações:
Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Fone: (11) 3652-9511. E-mail: sema@osasco.sp.gov.br. Site: www.osasco.sp.gov.br .

Um comentário

  1. Parabéns Rosi, Carlos Marx e toda equipe !!! Maravilhoso…
    Onde podemos encontrar o guia verde no dia-a-dia?
    Podemos tê-lo aqui no espaço para ajudar na distribuição?
    É deste tipo de iniciativa que meu coração se encanta de alegria… que prospere…
    E o bom é que muito disso tem funcionado…
    Hoje mesmo estivemos na feira orgânica do Continental, outra maravilhosa iniciativa com dedinho da SEMA… lá pudemos comprar Brócolis, Alface crespa, Espinafre, Cenoura, cheiro-verde… Tudo orgânico, levando sabor e saúde para nossa mesa … a valor acessível…
    Gratidão a todos envolvidos por estas e tantas mais iniciativas, apoiadas pela SEMA……Abraços no Coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *