Jorge Lapas empossado prefeito de Osasco e Claudio da Locadora, do PV, é 4º secretário da Câmara
Jorge Lapas empossado prefeito de Osasco e Claudio da Locadora, do PV, é 4º secretário da Câmara

Jorge Lapas empossado prefeito de Osasco e Claudio da Locadora, do PV, é 4º secretário da Câmara

 Em seu discurso de posse na Câmara, Claudio da Locadora reeleito pelo PV reafirmou compromisso de continuar a luta em defesa do meio ambiente, a cuidar da saúde da comunidade, promover melhorias na educação e habitação, estar a cada dia mais próximo do cidadão e manter contato direto com as pessoas que o elegeram.

Foto: Leandro Palmeira

 O prefeito eleito de Osasco, Antonio Jorge Pereira Lapas, seu vice Valmir Prascidelli, ambos do PT, e 21 vereadores tomaram posse na manhã de terça-feira (1/1) em cerimônia realizada no auditório da Câmara, conduzida pelo vereador mais votado, Antônio Aparecido Toniolo, do PCdoB. Após a saída do prefeito, seu vice e convidados, os vereadores realizaram votação para definir a nova composição da mesa diretora. O resultado ficou assim: Presidente – Toniolo; Vice-Presidente – Valdir Roque (PT); 2º Vice-Presidente Valdomiro Ventura (PSL); 1º Secretário – Rogério Lins (PHS); 2º Secretário Rogério Silva (PSC); 3º Secretário Alex da Academia (PDT); e 4º Secretário Cláudio da Locadora (PV).

Em seu discurso, Jorge Lapas comentou da conquista nas urnas, do respeito aos cidadãos e adversários durante a campanha, dos 20 partidos aliados e dos apoiadores. Disse acreditar no município e em seu desenvolvimento. Firmou mais uma vez compromisso com os cidadãos. ”Cada dia do mandato que a população me conferiu será usado para fazer Osasco avançar cada vez mais. Sou grato a Emidio e aprendi muito com ele”.

“Estou cercado de profissionais competentes em cada secretaria. Nossa proposta é que o crescimento de nossa cidade seja acompanhado da melhoria da qualidade de vida das pessoas e de inclusão social. Vamos promover a união do povo e da classe política, planejar e estabelecer metas para avançar. Não vamos nos afastar da democracia e do nosso plano de governo”, proferiu Lapas.

Emocionada, a professora Maria José Favarão discorreu sobre a história do PT em Osasco e falou dos compromissos de estar vereadora. “Como vereadores nossa tarefa é debater e trazer luz para a resolução dos problemas, identificar desafios e achar bons caminhos para produzir o que há de melhor para a nossa cidade. Jamais devemos perder a razão pela qual estamos aqui”.

Valmir Prascidelli citou seu aprendizado como vereador, dos projetos aprovados e prometeu empenho nos próximos quatro anos. “Quero estar ao seu lado, Lapas, podendo contribuir para dar o salto de qualidade que povo de Osasco espera de nós e atender as esperanças das pessoas. Tenho certeza de que faremos com toda dedicação que você teve e terá nesses próximos quatro anos. Mais do que administrar bem, que é a nossa obrigação, precisamos mudar padrões socioeconômicos e culturais do nosso povo”.

O vereador verde Claudio da Locadora iniciou sua fala agradecendo ao presidente de seu partido, Carlos Marx, ressaltando os trabalhos realizados por ele na Secretaria de Meio Ambiente.  Saudou companheiros do PV, familiares, amigos e disse que o prefeito Emidio deixará saudades. “Os votos que tive nesta eleição revelam e refletem meu trabalho nos últimos quatro anos. Farei muito mais pelo povo desta cidade. Entrego meu mandato a Deus para que todos nós como vereadores sejamos usados como instrumentos para assim tomarmos as melhores decisões para o bem dos cidadãos de Osasco”.

O deputado federal João Paulo Cunha destacou a experiência de Jorge Lapas ressaltando que todos os eleitos devem advogar da melhor forma possível por Osasco. “O desafio de Lapas é responder positivamente à expectativa do povo”.

Defender os interesses da cidade, ser ágil para cobrar e servir, exercer a paciência, ter capacidade de criar e evoluir, ser honesto, construir crescimento econômico com geração e distribuição das riquezas e diminuição da pobreza foram alguns dos conteúdos das diversas falas dos vereadores empossados.

Passagem de cargo

Na sede da prefeitura, o ex-prefeito Emidio de Souza fez a transferência de cargo e colocou no peito de Jorge Lapas o brasão da cidade.

“Agradeço aos ex e atuais secretários e lideranças que pavimentaram o caminho para Jorge e Valmir trilharem, a partir de hoje, os melhores caminhos para a cidade. Tenho certeza de que Lapas será um prefeito melhor do que eu fui. Tenho certeza de que Osasco está em boas mãos”, disse Emidio.

Em um tom mais oficial e técnico, e com menos apelo emocional que seu pronunciamento de diplomação, o engenheiro civil Jorge Lapas agradeceu a Emidio e também aos familiares, além de pedir empenho dos secretários na execução dos trabalhos.

“Agradeço a todos pelo apoio e carinho. Tenho orgulho de ser prefeito da décima segunda cidade do País e devo tudo isso a vocês e principalmente ao Emidio. Espero não errar e quero que todos saibam que estou aberto ao diálogo. Houve muitos e bons resultados no governo de Emidio e peço aos novos secretários que se dediquem e trabalhem muito para alcançarmos metas”, disse Lapas.

Ato no Teatro Municipal

Finalizando as cerimônias iniciadas na Câmara e na Prefeitura, o ex-prefeito Emidio de Souza e o ex-vice-prefeito, Faisal Cury, fizeram as transmissões de cargo a Jorge Lapas e a Valmir Prascidelli, no Teatro Municipal de Osasco onde a execução do hino nacional foi feita pela cantora lírica Giovanna Maira, que foi candidata à vereadora pelo PV.

“Há oito anos Emidio foi escolhido para ser a mudança que Osasco tanto desejava. Ele realizou grandes obras, promoveu a inclusão social, fez a urbanização de favelas, investiu em educação e saúde. Osasco melhorou muito, mas precisa melhorar muito mais. Os desafios são inúmeros e a expectativa dos cidadãos são maiores ainda. Tenho certeza que grandes feitos serão realizados no governo Lapas”, disse Faisal Cury.

O Deputado Estadual Marcos Martins orientou Jorge Lapas a ficar atento com metais que prejudicam a saúde da população e ao meio ambiente. Exemplificou o Projeto de Lei 769/11 que proíbe uso de mercúrio em equipamentos hospitalares. “Nosso objetivo é banir definitivamente o uso do mercúrio nos hospitais. Há outros metais que também prejudicam a saúde do cidadão e do meio ambiente”.

Além disso, a utilização desse metal é polêmica, pois polui rios, contamina peixes e seres humanos, podendo provocar intoxicação e lesões no sistema nervoso. Há 20 anos, ecologistas pediram a proibição do uso do mercúrio na Carta da Terra da Eco-92.

Valmir Prascidelli falou de democracia, dos inúmeros trabalhos a serem realizados. “Sob o comando de Lapas vamos dar continuidade aos trabalhos iniciados por Emidio. Que nossos corações e mentes sejam iluminados por Deus para que você, Lapas, comande a cidade com salto de qualidade para atender os sonhos e desejos das pessoas. Mais que administrar bem, nossa obrigação é promover a transformação sociocultural”.

Segundo João Paulo Cunha, o médico Faisal Cury – apesar de ser de outro partido – deixa um grande exemplo de lealdade e companheirismo. “Observei que Lapas ao longo dos anos tornou-se um grande político. Osasco tem um programa de governo contemporâneo. O ano de 2013 será difícil por conta dos problemas econômicos no mundo. Por isso, será preciso coragem e esperança para enfrentar os desafios”. O deputado finalizou citando alguns versos da canção Se eu quiser falar com Deus, de Gilberto Gil.

Extremamente emocionado, Emidio agradeceu a todos pela oportunidade de ter sido prefeito por dois mandatos.

“Agradeço a oportunidade de ter sido escolhido prefeito de Osasco, de ter tido ao meu lado todos vocês. Estou feliz por termos saído da 25ª para a 12ª economia do país. Elegemos um prefeito com caráter e honesto. Lapas formou um governo que vai levar Osasco adiante”, disse Emidio.

“Lapas vou lhe dar três conselhos. O primeiro é que você não tenha medo da sociedade civil organizada porque ela quer as coisas certas e você precisa ouvi-la. Outro conselho é sobre autoridade. Sua autoridade não vem da caneta que você tem, mas da pessoa que você é. O que mais me orgulha é que nunca levantei a voz para qualquer pessoa. Por isso, seja manso e tranquilo porque no século 21 não há espaço para governante autoritário”, falou Emidio.

“O terceiro conselho diz respeito a você. Sua condição de engenheiro civil é boa para governar a cidade, mas você tem outras qualidades: é pai e marido, além de ser um homem muito religioso. Por isso, nos momentos difíceis busque conforto na família e na fé em Deus”, finalizou Emidio de Souza.

Jorge Lapas agradeceu a Emidio citando momentos importantes em sua vida como o casamento, nascimento da filha e da proclamação e posse de prefeito da cidade onde nasceu e estudou. “Vamos realizar todas as propostas que fizemos durante a campanha. Também vamos fazer a nova sede da prefeitura, mais CEUs. Para realizar tudo isso eu preciso contar com total apoio dos vereadores e dos secretários”.

Jorge Lapas, prefeito de Osasco

Após discursos, Lapas recebeu a Bandeira de Osasco das mãos do ex-prefeito Emidio e em seguida deu posse ao seu secretariado. Dentre os nomes que compõem a nova gestão administrativa está o jornalista e ambientalista Carlos Marx, presidente do PV Osasco, como secretário de Meio Ambiente.

“Foi emocionante ouvir o hino nacional na voz da Giovanna. Foi muito bonita a festa. O vídeo que resumiu a passagem de Emidio e projetos realizados também foi muito bom”, comentou Glayton Hipólito, presidente da Associação Amigos do Rochdale.

Para o professor Wilson Pereira não tem como não se emocionar e sentir saudades. “Ver Emidio indo às lágrimas e ao mesmo tempo estar feliz por entregar a cidade nas mãos de um homem honesto e de fé foi muito lindo. Ao meu redor notei que pessoas como eu também estavam emocionadas”.

Depois dos discursos, foi encerrada a sessão onde Jorge Lapas e seu secretariado receberam os cumprimentos dos convidados, dentre eles vereadores, políticos, autoridades, presidentes de partidos, familiares, amigos e apoiadores.

Dentre os participantes verdes Abigail Silva, presidente da Associação do Jardim City Bussocaba (SACITY), Jacy Malagoli, Marcossuel Ciclista e a professora Régia Guedes.

Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo para a população por meio de telões instalados em pontos específicos, pela TV Osasco Net e pela TV Câmara Osasco.

Informações: Rosi Cheque – Secretaria de Comunicação PV Osasco. Fone: (11) 3684-0293, das 13h às 18h. E-mail: pv.osasco@terra.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *