“VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas” em Osasco será em agosto
“VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas” em Osasco será em agosto

“VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas” em Osasco será em agosto

BorboletaNo dia 8 de agosto (sábado), das 9h às 16h, será realizado o “VI Ciclo de Palestras sobre Borboletas”. O ciclo acontecerá no SESI Piratininga, na Av. Getulio Vargas, 401, em Osasco. Especialistas no assunto vão abordar diferenciados temas, tais como Elementos teórico-práticos de entomologia com ênfase em Lepidoptera (mariposas e borboletas); Os insetos na educação; e Lonomia –  da criação à produção do soro Antolonômico.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no (11) 3599-3516 ou borboletariodeosasco@gmail.com. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e a taxa para minicurso é de R$20,00. A comissão organizadora informa que o café da manhã, almoço e transporte até o local do evento estão incluídos na taxa de inscrição.

“A cada ano que passa o número de participantes vêm crescendo e a expectativa para esse ano é de que supere mais de 100 participantes, devido ao mini-curso oferecido pela primeira vez”, explica Paulina Arce, coordenadora do Borboletário.

O público-alvo do evento consiste, basicamente, em estudantes dos cursos de biologia, gestão ambiental e zootecnia, porém, cerca de 19% dos participantes são interessados em insetos, sem formação técnica. Ainda sobre o público, 80% são provenientes de várias cidades de São Paulo, enquanto que os outros 20% são de fora do Estado.

Organizado desde 2010, pela equipe do Borboletário de Osasco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o ciclo faz parte da programação da Sema e é um marco de evento científico-cultural na cidade e região.

O borboletário de Osasco é o primeiro da zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo e recebe cerca de 16.000 visitantes por ano, entre escolas e público geral. Gradualmente, este espaço de conhecimento vem se tornando um marco no lazer ecológico na região.

Atualmente, o borboletário é uma referencia técnica não somente no Estado de São Paulo, mas em todo o país, esse fato projeta Osasco em um cenário nacional como uma cidade que se preocupa com a natureza e que usa o borboletário para incrementar a educação ambiental que é realizada no município.

PROGRAMAÇÃO

09:00 – Inscrição, recebimento de material e café da manhã

10:00 – palestra: “Elementos teórico-práticos de entomologia com ênfase em Lepidoptera (mariposas e borboletas)” – Mini-curso.

Palestrante: Livia R. Pinheiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Mestre e Doutora em Zoologia também pela Universidade de São Paulo (IB). Pós-doutorado em curso no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP).

 10:45 – Palestra: Os insetos na educação

Palestrantes: Marcelo D’Aquino Rosa – formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação Científica e Tecnológica também pela UFSC, doutorando em Ensino de Ciências pela UNICAMP.

Arthur Prado Fleury Magalhães – formado em Ciências Biológicas pela UFSC, mestrando em Educação Científica e Tecnológica também pela UFSC.

 11:45 –Palestra: Entomofagia (degustação)

Palestrante – Gilberto Schickler. Zootecnista, foi Responsável Técnico na Nutrinsecta Criação e Comercio de Insetos LTDA. Atualmente é consultor no tema “Insetos comestíveis”

 12:30 – Almoço

 14:00 – Palestra: “Aspectos evolutivos da Classe Insecta”

Palestrante: Nicolas Lavor de Albuquerque.Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho.

15:00 – Palestra:  “Lonomia – Da criação à produção do soro Antolonômico”

Palestrante: Roberto Henrique Pinto Moraes.

Graduado em Biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Atualmente é pesquisador do Instituto Butantã.

 16:00 – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *