Verdes comemoram rejeição de projeto que altera Lei da Mata Atlântica
Verdes comemoram rejeição de projeto que altera Lei da Mata Atlântica

Verdes comemoram rejeição de projeto que altera Lei da Mata Atlântica

A bancada do Partido Verde comemorou a rejeição do Projeto de Lei 2441/07, na Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. A proposta amplia as possibilidades de desmatamento de áreas localizadas na Mata Atlântica, ao permitir a supressão de vegetação primária para manejo florestal sustentável na pequena propriedade.

Atualmente, a legislação permite desmatamentos nesse bioma apenas em caráter excepcional, quando necessários à realização de obras, projetos ou atividades de utilidade pública, pesquisas científicas e práticas preservacionistas.

Outro ponto criticado pelos ambientalistas é o artigo que determina que caberá ao órgão ambiental estadual autorizar o corte eventual de árvores para o manejo sustentável em pequena propriedade. Por manejo sustentável, o texto define a retirada de 20 árvores, ou 15 m3, por período de cinco anos.

O projeto ainda prevê que o estado poderá transferir para o município a autorização para supressão de vegetação secundária em estágio inicial para a prática de pouso.

Para os verdes, reduzir a proteção da Mata Atlântica não faz sentido, por tratar-se do bioma mais devastado do País. De 1990 a 2000, um milhão de hectares dessa vegetação foi devastado, contando hoje com apenas 7% da sua cobertura florestal original.

A proposta segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça. Como foi aprovado na Comissão de Agricultura e rejeitado na de meio ambiente, o projeto perde o caráter conclusivo e terá de ser votado pelo Plenário.

Fonte: Sinal Verde – Informativo da Liderança do Partido Verde. Brasília, 9 a 13 de abril de 2012 • Ano 4 • N° 99

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *