Uso sustentável das águas subterrâneas ajudará o mundo a enfrentar clima extremo
Uso sustentável das águas subterrâneas ajudará o mundo a enfrentar clima extremo

Uso sustentável das águas subterrâneas ajudará o mundo a enfrentar clima extremo

Quase toda a água doce do mundo é subterrânea. Ela é importante para o fornecimento de água potável, para os sistemas de saneamento, para a agricultura, indústria e para os ecossistemas. Nesta terça-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água que neste ano coloca em pauta o tema “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. O Brasil tem os dois maiores reservatórios subterrâneos de água do mundo (Aquífero Guarani e o aquífero Alter do Chão). Os processos de descontaminação de águas subterrâneas são demorados, onerosos e às vezes pouco eficientes.

O diretório do Partido Verde de Osasco (PV 43) permanentemente realiza ações de educação ambiental com foco na conservação e preservação das águas. Apesar de não estar visível aos olhos humanos, a água subterrânea ajuda a manter a vida na Terra uma vez que sustenta vários sistemas aquáticos como lagos, mangues, rios e pântanos. Muitas ações humanas prejudicam a qualidade das águas subterrâneas, tais como poluição dos solos, descarte de lixo sem tratamento, uso de agrotóxicos ou descarte de resíduos químicos tóxicos pelas indústrias, desperdício de água potável etc.

Outras ações ajudam a enfraquecer ou mesmo tornar escassos os reservatórios naturais subterrâneos como as queimadas, os desmatamentos, a mineração e excesso de urbanização. Tudo isso diminui a capacidade do solo e do lençol freático de absorver as águas das chuvas. Outro problema grave está ligado as emissões de gases tóxicos na atmosfera causando o aquecimento global desencadeando a seca e a diminuição das águas subterrâneas.

A privatização da água é um tema que preocupa a sociedade e o Partido Verde está atento aos riscos e prejuízos da privatização do sistema de água e esgoto. Com a privatização as pessoas mais pobres serão as mais afetadas por não terem condições de pagar pelos serviços de água e esgoto. A entrega ao setor privado resultará em aumento da tarifa e, sobretudo, na degradação dos serviços prestados.

O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade. Precisamos lutar para que a gestão da água e seu controle sejam sempre públicos.

PV OSASCO DEIXOU MARCA POSITIVA NA GESTÃO MUNICIPAL

Quando à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, o PV-43 realizou muitas ações com foco na preservação das águas, uma delas o projeto de identificação e recuperação de Minas e Nascentes de Água que, com a participação da comunidade, especialmente dos estudantes das escolas estaduais, identificou mais de 100 nascentes, mais de duas dezenas delas recuperadas. O Programa de Recuperação de Minas e Nascentes virou lei através do decreto número 11.174 e recebeu prêmio do ODM Brasil.

Ainda, o Programa Biodiesel Osasco, outro projeto do PV, também contribuiu para a preservação do solo e das águas e foi reconhecido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente como iniciativa bem-sucedida para a proteção das águas no Estado de São Paulo. A síntese do programa se encontra no livro “Ações municipais para proteção das águas no Estado de São Paulo”.

Outra ação bem-sucedida foi o incentivo ao reuso da água, através de oficinas de captação de água de chuva realizadas nos parques municipais. Importante também mencionar o Programa Viva o Verde, que plantou mais de 70 mil mudas de árvores nas margens dos córregos, do Rio Tietê, nos parques, escolas, praças e vias públicas, sempre com a participação popular.

Ainda, aquisição de caminhão-baú transformado em Núcleo de Educação Ambiental Itinerante, a implantação do NEA do Jardim Bonança, dedicado à questão da água, a implantação de 10 novos parques espalhados nas zonas sul e norte e a implantação de Pet Parque. Acima de tudo, a educação ambiental que envolveu milhares de estudantes da cidade.

Todos os projetos citados ajudaram a melhorar a qualidade de vida na cidade e, sobretudo, combater as mudanças climáticas e promover ações efetivas de educação ambiental. Nos últimos anos, o PV Osasco realizou atividades públicas mesclando palestras, espetáculos de dança, literatura, música, exposições, envolvendo pessoas de várias idades. Dentre elas, Sarau Ambiental e Cultural e atos públicos, tais como o ato “Ação Verde – acabe com a poluição plástica”, que juntou mensagens sobre a preservação dos recursos naturais em especial dos oceanos, rios e lagos e, também, performances artísticas.

O PV tem apoiado atividades com foco nos recursos hídricos. No sábado (19/3), dirigentes do partido e ambientalistas participaram do ato “Defender a água agora, antes que ela acabe”. A manifestação foi promovida pelo coletivo Casaviva e ocorreu no calçadão da Rua Antônio Agu, centro da cidade.

SAIBA MAIS
Fone: (11) 99652-8199
E-mail: pvosasco@uol.com.br
Site: http://www.pvosasco.org.br
Facebook: http://www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.