Unidades familiares fortalecidas fortalecem sociedades, municípios e nações
Unidades familiares fortalecidas fortalecem sociedades, municípios e nações

Unidades familiares fortalecidas fortalecem sociedades, municípios e nações

O confinamento social causado pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) pressupõe que todos têm casas próprias para se refugiar e água disponível para lavar constantemente as mãos, mas muitos gestores públicos e empresários desconsideram a questão de que para pessoas mais pobres o confinamento chega a ser um luxo inviável e a disponibilidade de água e esgoto nos bairros carentes e favelas têm sido negligenciadas.

Neste 15 de maio é celebrado o Dia Internacional das Famílias e, por isso, é imprescindível ampliar ainda mais o olhar para as famílias de baixa renda e vulnerabilidade social, incluindo os moradores em situação de rua. Para o dia da família neste ano a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe o tema “Família em desenvolvimento” destacando a necessidade de proteger famílias durante a crise da COVID-19.

Segundo a ONU, a data acontece durante uma das crises sociais e de saúde mais desafiadoras do planeta, logo, é de extrema importância de se investir em políticas sociais que protegem os indivíduos e famílias mais vulneráveis.

São diversos os problemas que afetam as famílias como o acesso à água potável. Relatório divulgado, no dia 7 de maio, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que as famílias brasileiras têm um uso total de água per capita por dia de 116 litros, sendo que a utilização no Sudeste e Sul supera a média nacional respectivamente com 143 e 121 litros. Já no Nordeste, Norte e Centro-Oeste o uso é de respectivamente 83, 84 e 114 litros diários de água por membro de cada família.

O Partido Verde (PV-43) de Osasco entende que uma unidade familiar fortalecida possivelmente fortalecerá sociedades, municípios e nações e, por isso, é importante investir em propostas de políticas publicas para as famílias mais pobres tais como moradia, trabalho, saúde, educação, promoção da cultura de paz e lazer e, principalmente, acabar com a dificuldade de acesso a água potável para diminuir o risco de diversas doenças entre os mais pobres.

Dia da Familia PV Osasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *