Uma horta no meio da cidade
Uma horta no meio da cidade

Uma horta no meio da cidade

Quem passa pelo bairro do IAPI-Jardim Piratininga, às margens de rodovia Castelo Branco e cercado de muito asfalto e cimento, não imagina que ali existe um verdadeiro oásis: uma horta modelo

O espaço faz parte de um projeto, realizado pelaSecretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, para o desenvolvimento de núcleos de agricultura urbana na cidade.
A proposta é formar pessoas para aproveitar espaços ociosos, como margens de rodovias e até áreas sob as torres de transmissão de energia da AES Eletropaulo, para unir duas importantes ações: a produção de alimentos e a geração de renda para famílias carentes.
Nessa horta modelo, alunos aprendem a desenvolver projetos semelhantes, em núcleos próximos às suas casas. Já a prefeitura busca parcerias para obtenção de novos espaços e, além disso, desenvolve projetos paralelos para que a produção seja comercializada.
Nesse ponto, a Agricultura Urbana se entrelaça com outro projeto ligado ao verde e à geração de renda: a Feira Móvel. Um ônibus adaptado percorre os bairros da cidade comercializando, entre outros produtos, as hortaliças que são cultivadas, sem agrotóxicos, na horta modelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *