Sema Osasco lança exposição de móveis sustentáveis
Sema Osasco lança exposição de móveis sustentáveis

Sema Osasco lança exposição de móveis sustentáveis

Móvel reciclado não é sinônimo de móvel feio. Bastam alguns cortes para transformar um palete em prateleira para revistas, livros, objetos de decoração e móveis. Prova disso é o resultado dos trabalhos dos alunos da “Oficina de Móveis Ecológicos”, promovida pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A mostra vai até 30 de dezembro, das 8h às 17h, acontece no hall do Paço Municipal (Avenida Bussocaba, 300, Vila Campesina) e é aberta ao público.

Feitas com paletes reaproveitados, as peças, que incluem cadeiras, mesa, porta-toalhas, porta-papel higiênico, dentre outros, têm acabamentos originais, criados pelos próprios alunos e sob orientação do professor Fernando Montañana. Autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada prestigiaram a exposição como a professora Abigail Silva, também presidente do City Bussocaba.

O prefeito Emidio de Souza (PT) elogiou os trabalhos desenvolvidos pelo secretário Carlos Marx (PV) e de Montanãna. “Essa é uma iniciativa excelente porque é útil para a cidade e para o meio ambiente, além de agregar valor social e gerar renda. Fiquei impressionado com a qualidade, com o design e beleza dos móveis”, ressaltou.

Segundo Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, os produtos são resultados dos formandos da primeira turma de Marcenaria Ecológica, curso ministrado desde o mês de setembro pelo marceneiro e designer Fernando Montañana, voltado para a reutilização de matérias-primas na confecção de mobiliário.

“O mais importante é reciclar e colocar em prática os três 3 Rs que são reduzir, reutilizar e reciclar. Os móveis passarão por uma turnê na cidade e ficará em vários locais como shoppings. E a partir de hoje já estão abertas inscrições para novas turmas para a oficina de móveis ecológicos. Para o próximo ano também vamos dar início a oficina de móveis feitos a partir de pneus”, disse o Secretário.

Carlos Marx convidou a todos a aderirem à campanha “2ª Ação de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos” e finalizou sua fala convidando a todos a participarem da entrega do Diploma Verde 2011. O coquetel de entrega do certificado será amanhã (13/12), às 20 horas, no Shopping Pátio Osasco, localizado à Avenida dos Autonomistas, 896 – Vila Yara (ao lado da Telha Norte).

O vereador verde Claudio da Locadora manifestou seu apreço pelo ambientalista Marx. “Nosso secretário transformou a Sema numa secretaria dinâmica, inclusiva e participativa. Ele estimulou a todos nós a participar dos vários projetos como Osasco que te quero verde quando a gente ia pra rua pegar palete para fazer os gradis para proteger as árvores e também reaproveitar a madeira”.

“Parabenizo nosso diretor de operações Ivo Oliveira e o professor Wilson Pereira pela dedicação aos trabalhos da prefeitura. Emidio acertou muito ao convidar Carlos Marx para assumir a secretaria de Meio Ambiente. Temos projetos excelentes voltados para recuperação e preservação dos recursos naturais como o Biodiesel e Recuperação de Minas e Nascentes”, finalizou Claudio.

Para o aluno Jorge Roberto Cavalcante foi muito gratificante o curso. “É uma forma de dar uma vida útil para o que iria ser jogado no lixo. O legado é o de manter e valorizar o meio ambiente”.

O marceneiro e designer Fernando Montañana destacou o trabalho em conjunto. “Nenhum aluno participou sozinho da produção dos móveis. Todos também opinaram”. Já o aluno Paulo Maciel Rosa disse ter sido desafiador produzir os móveis com poucas ferramentas. “Tendo cuidado, os móveis têm grande durabilidade. Todos os objetos passaram por um tratamento contra cupim”.

Informações e inscrições

2ª Oficina de Marcenaria Ecológica, da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco. Fone: (11) 3652-9512 ou pelo e-mail: sema@osasco.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *