Sema Osasco e parceiros realizam mais um mutirão de limpeza e conscientização
Sema Osasco e parceiros realizam mais um mutirão de limpeza e conscientização

Sema Osasco e parceiros realizam mais um mutirão de limpeza e conscientização

mutirao1Para despertar o cidadão sobre o impacto do lixo no meio ambiente e na saúde da população, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco tem realizado mutirões de limpeza e conscientização.  O bairro contemplado no último sábado (15/3) foi o Cidade das Flores.

A atividade contou com o apoio de profissionais da Secretaria da Saúde/ Dengue, da Secretaria de Serviços e Obras, do Departamento Municipal de Transito e de Transportes (Demutran) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os mais de 20 voluntários receberam luvas, sacolas plásticas e água.  Os participantes percorreram ruas e avenidas recolhendo vários tipos de lixo encontrados nas vias e calçadas. Também conversaram com os moradores, orientaram, ouviram sugestões e entregaram panfletos da Semana da Água e do projeto Biodiesel.

Em pouco mais de uma hora, foram recolhidos pneus – foco para a proliferação do mosquito da dengue – bitucas (pontas) de cigarro, garrafas de suco/água, papel, embalagens de sucos e salgadinhos. A Prefeitura disponibilizou um caminhão que transportou o material recolhido.

mutirao2O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, participou da atividade e também recolheu lixo e conversou com os moradores.

“A comunidade deve se conscientizar e colaborar com a limpeza da cidade. As pessoas podem ajudar não jogando lixo ou entulho nas vias públicas, nos córregos. Devem respeitar os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evitando deixar o lixo na rua por mais tempo que o necessário”, disse Marx.

Durante todo o percurso, Amanda França, diretora da Sema, dava dicas sobre como o munícipe pode contribuir no sentido de ajudar a minimizar o impacto gerado pelos resíduos domésticos no meio ambiente.

“Cada pessoa pode contribuir separando o lixo seco do úmido. O morador deve criar o hábito de separar os materiais recicláveis e encaminhá-los para as cooperativas. É importante a mobilização, participação e envolvimento de todos”, falou Amanda.

O cidadão pode colaborar de outras maneiras, tais como conservando os cestos coletores e dos contêineres de coleta seletiva, uma vez que a depredação é prejudicial a todos; não jogando no lixo domiciliar resíduos como pilhas, baterias, lâmpadas e pneus; e preservando e mantendo limpa a calçada em frente ao seu estabelecimento ou residência.

Nos mutirões de limpeza e conscientização a hidratação física é muito importante, por isso, a Sema sempre recomenda aos participantes a fazer uso de protetor solar, de óculos escuros e chapéu ou boné, beber bastante água ou suco.

mutirao3

Realizado desde 2010, o mutirão de limpeza e conscientização é mais uma atividade permanente de Educação Ambiental (EA) da Secretaria de Meio Ambiente. Informações: (11) 3652-9511 / 3652-9107 ou sema@osasco.sp.gov.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *