Sema e voluntários realizam mutirão de limpeza e conscientização no centro de Osasco
Sema e voluntários realizam mutirão de limpeza e conscientização no centro de Osasco

Sema e voluntários realizam mutirão de limpeza e conscientização no centro de Osasco

Mais de 50 pessoas participaram da atividade. Objetivo é a conscientização sobre o impacto do lixo no meio ambiente e na saúde da população.

Para atrair a atenção dos comerciantes e consumidores sobre a importância em destinar corretamente os resíduos sólidos e conscientizar a população a não jogar lixo nas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Osasco realizou no sábado (10/8), das 9 às 12 horas, mais um mutirão de limpeza e conscientização. A atividade contou com a presença de 23 adolescentes da ONG Eremim, representantes da Seicho-No-Ie e do Instituto Raoni Vilas Boas, voluntários do Partido Verde e funcionários da Sema. Na abertura, Isa Ferreira cantou músicas de sua autoria e declamou o poema “Se essa cidade fosse minha”, do escritor Paulo Netho.

Mutirao_Osasco_foto_2Após orientação sobre o percurso, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, alertou sobre a importância de manter a cidade limpa e destacou algumas benfeitorias realizadas pelo prefeito Jorge Lapas na região central.

“Não jogar lixo no chão ajuda na construção de uma cidade mais bonita e mais saudável. No calçadão da Rua Antonio Agu, reconstruído, foram plantados 27 novos coqueiros e estão sendo montadas 90 floreiras. O prefeito Lapas, além do novo calçadão, entregou os novos passeios e recapeou a Primitiva Vianco. Por isso, é importante a colaboração de todos os comerciantes e ambulantes na manutenção da limpeza. A educação ambiental é um processo permanente e contínuo em nossas atividades. Seria muito importante que todos se acostumassem a andar com uma sacolinha para guardar os resíduos e depois descartá-lo numa lixeira ou em casa”, disse Marx.

“O descarte incorreto dos resíduos causa poluição visual, traz doenças e ajuda no aquecimento global. Sabemos que o problema do lixo nas ruas aumenta em épocas de chuva causando enchentes, alagamentos e problemas sociais. As pessoas precisam entender que jogar lixo no chão é um gesto que tem um impacto importante também no orçamento do município. Os motoristas também precisam se conscientizar não jogando o lixo que gerou pela janela do carro”, comentou a educadora e voluntária Régia Guedes.

“O dia está bonito e é muito bom ver os adolescentes se envolvendo nessa causa. Estou feliz em participar. É minha forma de colaborar. Participo como voluntário dos mutirões há dois anos”, disse o aposentado Hugo Antão da Cruz.

“É importante estimular a participação das crianças e dos adolescentes sobre a responsabilidade ambiental na cidade”, comentou Amanda Santos, educadora socioambiental da Associação Eremim.

As adolescentes Iris Milena R. Conceição, Giovanna Rodrigues A. Oliveira e Carolina R. Santos manifestaram contentamento em participar do mutirão. “É a primeira vez que a gente participa e foi muito legal porque a gente se sentiu importante em ajudar o meio ambiente”, comentou sorridente Iris.

Para o professor Wilson Pereira quanto mais pessoas participarem das ações da Sema melhor. “Não é bom vir sozinho. Hoje trouxe minha netinha. Sempre é bom convidar e trazer amigos e parentes. A meu ver, com união vamos mudar os maus hábitos da população e cuidar do nosso meio ambiente”.

Mutirao_Osasco_foto_1

O microlixo, que inclui bitucas (pontas) de cigarro, tampinhas de garrafas, cotonetes, canudinhos, palitos, entre outros materiais, é altamente nocivo. Os animais e aves confundem estes pequenos resíduos com comida, engolem e acabam morrendo.

Os participantes receberam luvas, sacolas plásticas e água. Profissionais da Sema também distribuíram panfletos sobre o projeto Biodiesel. Realizado desde 2010, o mutirão de limpeza e conscientização é mais uma atividade permanente de Educação Ambiental (EA) da Secretaria de Meio Ambiente.

Informações: (11) 3652-9511 ou sema@osasco.sp.gov.br

Clique aqui e veja fotos do evento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *