Secretaria de Cultura de SP lança edital para Pontos de Cultura
Secretaria de Cultura de SP lança edital para Pontos de Cultura

Secretaria de Cultura de SP lança edital para Pontos de Cultura

Penna se afasta da pasta da Cultura para sair candidato e Romildo Campello assume cargo de secretário titular.

01_Penna

O programa Pontos de Cultura, criado por Gilberto Gil quando ministro da Cultura, está de volta e foi lançado na manhã desta quinta-feira (29/3), em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O evento contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, José Luiz Penna (secretário da Cultura e presidente nacional do Partido Verde), Sérgio Sá Leitão (ministro da Cultura), Romildo Campello (secretário-adjunto da Cultura), Nello Rodolpho (MinC SP), dentre outras autoridades. Carlos Marx, coordenador da Casaviva – Cultural e Ambiental de Osasco, também esteve presente.

Nos últimos anos, o programa enfrentou muitos problemas de prestação de contas, ingerência política negativa definindo conteúdos, instrumentalização. Nesta nova versão, o programa mantém o espírito original, valorizando as iniciativas da produção cultural na sociedade, em diversos segmentos, pontos de promoção e incentivo à economia criativa, aos produtores culturais.

A nova modalidade de premiação facilitará a realização das atividades dos que receberem apoio público. Produtores independentes da área cultural poderão oferecer grandes contribuições ao programa.

“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da Secretaria de Cultura em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, ressaltou José Luiz Penna.

02_marx_e_Romildo

“O programa é muito importante porque estimula também os diversos talentos. Pontos de Cultura é uma forma de promover a inclusão, transmitir valores, dar voz e premiar os artistas. Em Osasco, por exemplo, temos estimulado, através da Casaviva, a produção artística em vários campos como dança, teatro, música, literatura, artesanato, pintura”, comentou Carlos Marx.

“Destaco a importância social e econômica da Cultura, que transforma a sociedade e nos faz pessoas melhores. A economia criativa e os projetos culturais terão uma expressão cada vez maior em termos de geração de emprego e renda. Essa é uma boa parceria, que incentivará o setor no Estado. O desafio é dinamizar e impulsionar o trabalho de agentes culturais não só no Estado, mas em todo o Brasil. A diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só têm a ganhar com a expansão e consolidação do programa”, sintetizou o governador Alckmin.

A iniciativa Pontos de Cultura é fruto de convênio celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado, que garantiu a repactuação do convênio previamente existente. O programa premiará 544 iniciativas culturais (94 a mais do que na última edição).

Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical. O programa contará com 35 agentes mobilizadores, sete fóruns regionais e a Encontro Estadual de Pontos de Cultura (TEIA).

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem o objetivo de assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do território paulista. O edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura e no site do Ministério da Cultura.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293
E-mail: pvosasco@uol.com.br
www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *