Revista Ação Ambiental é lançada na Escola de Artes
Revista Ação Ambiental é lançada na Escola de Artes

Revista Ação Ambiental é lançada na Escola de Artes

A Editora e Gráfica Flor de Acácia traz para o mercado editorial mais uma nova publicação. Trata-se da Revista Ação Ambiental lançada na última terça (17/5), no saguão da Escola de Artes “César Antonio Salvi”, em Osasco (SP).  Na oportunidade exposição de fotos e móveis produzidos pela marcenaria artesanal, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.

O evento contou com a presença de empresários que apoiaram a publicação, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx Alves, do secretário de Cultura, Luciano Jurcovichi, além de vereadores, representantes do terceiro setor, educadores e estudantes.

O fundamento da revista é levar informação sobre os projetos, os programas e as ações ambientais realizadas. Direcionada para públicos em geral e formadores de opinião, a revista Ação Ambiental tem como finalidade promover os trabalhos, programas e projetos ambientais dos municípios divulgando as conquistas, ações ambientais de gestores públicos, bem como sensibilizar e despertar o olhar da população para a qualidade do meio ambiente urbano.

A publicação possui 32 páginas, tiragem inicial de 30 mil exemplares e tem como responsável a jornalista ambiental Rosi Cheque. As fotos foram produzidas por profissionais da Prefeitura de Osasco e o projeto gráfico é de George Tavares. A revista é gratuita e vai ser distribuída nas escolas, nas empresas, nas associações, nos parques, dentre outros espaços.

Marcenaria

Os resíduos sólidos são hoje um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela sociedade moderna. Cada vez mais é necessário instituir políticas que permitam à sociedade dispor de alternativas para o tratamento de seus resíduos. Atualmente, a reciclagem é uma opção bastante lembrada quando se fala em disposição de rejeitos, uma vez que na maioria dos casos existe a possibilidade de submetê-los a diferentes processos e devolvê-los à cadeia produtiva.

Além da reciclagem, existem outras formas de aproveitamento de resíduos que nem sempre são lembradas. Uma delas é a reutilização, que aproveita os resíduos sem alterar sua composição original e emprega-os na fabricação de um novo objeto, ou quando possível, em uma finalidade alternativa para a qual ele foi destinado.

Em Osasco, a Secretaria de Meio Ambiente deu início ao trabalho de reaproveitamento de resíduos de madeira – como sucata de móveis, troncos e galhos provenientes de podas realizadas no conjunto arbóreo da cidade – para a fabricação de peças que ajudarão a compor os elementos paisagísticos e de uso público nas áreas verdes da cidade.

Móveis como bancos, mesas e floreiras estão sendo produzidas no espaço localizado hoje do Departamento de Áreas Verdes, responsável pela conservação de praças, parques, canteiros e jardins da cidade.

“Entendemos que melhor do que reciclar é reutilizar. Fazemos isso no cotidiano das atividades da secretaria e temos a obrigação de sinalizar para a comunidade novas formas de destinar seus resíduos”, lembra o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx Alves.

Entre os mais expressivos exemplos de reutilização efetuados pela Secretaria de Meio Ambiente pode ser observado na utilização de dormentes das linhas de trem em composições paisagísticas de parques e praças na cidade.

A marcenaria artesanal, hoje está equipada com maquinários como serra circular e serra de mesa, que permitem maior precisão para as atividades características. Os primeiros trabalhos realizados pela marcenaria serão expostos no saguão do Paço Municipal entre os dias 23/05 e 03/06.

Informações:
Revista Ação Ambiental: Rosi Cheque – (11) 7087-8146 ou rosicheque@hotmail.com
Marcenaria – Secretaria de Meio Ambiente: (11) 3652-9512 / E-mail: sema@osasco.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *