PV Osasco aposta nas mulheres para ocupar cadeiras na câmara municipal
PV Osasco aposta nas mulheres para ocupar cadeiras na câmara municipal

PV Osasco aposta nas mulheres para ocupar cadeiras na câmara municipal

Na campanha eleitoral deste ano, o Partido Verde de Osasco (PV-43) lança dez mulheres para disputar cadeiras na Câmara. Há lideranças comunitárias, educadoras, ativistas (sociais, ambientais, da causa animal), empreendedoras e profissionais da comunicação. O PV trabalhou com afinco nos últimos dois anos para filiar e preparar as mulheres para disputar o pleito.

Segundo Carlos Marx, presidente da sigla, o Partido Verde constantemente estimula a participação partidária feminina e, neste ano, quer fortalecer sua participação em cargos do poder público. ““As mulheres são a maioria na sociedade e, cada vez mais, estão dispostas a discutir e apontar soluções aos problemas da cidade”, disse.

Conheça as 10 candidatas verdes para o pleito de 15 de novembro

PV Mulher OsascoCORINA GOMES mora há muitos anos no Jardim Mutinga. Suas bandeiras são a defesa dos animais e o combate aos maus-tratos, desde a agressão física, o abandono até o envenenamento. Na Saúde quer mais médicos (clínicos, cardiologistas, pediatras e demais especialidades), mais remédios gratuitos, mais equipamentos de raio-X e agilidade nos exames (Papanicolau, mamografia etc.). Também quer que a administração pública atraia mais empresas que ofereçam trabalho e renda, bem como mais investimentos na economia popular solidária como a reciclagem que, além de gerar renda para as pessoas, ajuda a preservar o planeta.

JACY DA AVAMA é formada na área de Tecnologia da Informação e fundou há quase oito anos o movimento Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (AVAMA). Com apoio de ativistas e protetores, batalha pela implantação de um verdadeiro Hospital Público Veterinário e pela criação de um centro de resgate, recuperação e encaminhamento de animais para adoção. Jacy acredita ser importante a criação de um Fundo de Proteção Animal cuja verba pode vir, por exemplo, de multas por maus-tratos e tráfico de animais silvestres. Capacitação de moradores de rua para trabalharem em canis municipais e parceria com protetores para lar temporário.

MÁRCIA PATATOA é artista circense e luta por efetivas políticas públicas direcionadas às práticas culturais com editais para o setor contemplando artistas independentes e os de rua e mais apoio pelo poder público a outros segmentos culturais, promoção de atividades continuadas de grupos artísticos, festivais, mostras e atividades do gênero. Propõe ensino fundamental em tempo integral, alinhado com a noção de sustentabilidade. A escola integral é uma forma de tirar crianças das ruas e favorecer o trabalho dos pais, especialmente nesse momento difícil que vivemos com a pandemia do Coronavírus que terá reflexos na economia por muito tempo.

MARISTELA DA HORTA é graduada em Psicopedagogia pela UNIFIEO e prestou serviço no Centro de Inclusão com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atua nas comunidades dos bairros do IAPI e Terra Nossa desde 1988 como líder comunitária. Fundou o Centro de Ação Sócio ambiental (CEASO) onde desenvolve vários projetos dentre eles a Horta Sustentável Comunitária e a Coleta de Óleo de Fritura usado (doadores recebem verduras em troca). Propõe hortas nas escolas e áreas livres, mais e melhores ciclovias/ciclofaixas para estimular na população o uso de instrumentos de locomoção que minimizem as emissões de poluentes que causam o aquecimento do clima.

PRISCILA CAMARGO é bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos, personal trainer e tem larga experiência na coordenação de projetos sociais. Propõe implantação de projeto de atividade física no combate ao sedentarismo e a obesidade em todos os espaços públicos com integração de políticas de planejamento urbano e de transporte. Destaca a importância de se melhorar a infraestrutura de ruas, de calçadas, de ciclovias e de outras estruturas que objetivem a locomoção ativa das pessoas. Este projeto dever garantir, também, a segurança de pedestres, ciclistas e pessoas.

PROFESSORA SAMANTHA DA RECICLAGEM é professora de geografia e tem a reciclagem como principal bandeira para a qualidade de vida humana, ambiental e geração de emprego/renda. Samantha também é catadora de recicláveis, palestrante, fundou o movimento “Ciclo Infinito Consciente”. Implantou dois projetos em prol dos catadores e seus familiares e, também, pessoas em situação de rua: Ação Solidária Ajude um Catador e a campanha de Descarte Correto de Equipamentos de Proteção individual (EPIs). Quer que a prefeitura viabilize em 100% a coleta seletiva na cidade. Também quer implantar a Casa do Catador para ajudar estes profissionais com qualificação, assistência à saúde, geração de trabalho e renda.

PASTORA RAILDA PEREIRA quer melhorias na assistência pública às cabeleireiras, domésticas, diaristas e ampliação do atendimento às pessoas em vulnerabilidade social. É moradora do bairro Rochdale, quer creches e escolas de qualidade, melhor acesso à saúde e geração de trabalho/renda. Quer melhores cuidados à saúde da mulher. Propõe a criação de fundo direcionado ao empreendedorismo feminino nas periferias e comunidades.

TIA ROSA DO TRANSPORTE ESCOLAR é empresária, mora há 40 anos no Jardim Umuarama e luta para que 100% das crianças e dos jovens de Osasco sejam transportados com segurança e acessibilidade. Quer transporte escolar gratuito em todas as escolas públicas. Propõe intensificar fiscalização das vans irregulares, mais e melhor instalação de placas para embarque e desembarque dos veículos. Batalha por instalação de áreas de lazer infantil nas praças públicas, incentivos às escolas técnicas, mais trabalho e renda; e melhorias na área da saúde. Há anos apoia o projeto Férias na Rua, no Jardim D’Abril.

RAISA ALVES é formada em Relações Públicas e batalha por mais direitos e políticas públicas para a juventude. Luta pela autonomia de jovens acolhidos em Osasco, batalha pela criação de um fundo municipal para investimento em projetos sustentáveis de jovens e pela criação de cota obrigatória de estagiários da cidade nas empresas que se instalam em Osasco.

ROSI CHEQUE é jornalista, radialista, ativista cultural e ambientalista. Há 15 anos é doadora de sangue e é membro do Clube Irmãos de Sangue. Presta serviço voluntário para ONGs, coletivos e movimentos ambientais/sociais/culturais. Usa a arte para despertar a consciência conservacionista em crianças e adolescentes. Propõe um projeto para atender e ajudar as mães solos, mais produções culturais com foco na educação ambiental e melhorias na assistência às crianças e jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *