Projeto de parque regional é apresentado em Osasco
Projeto de parque regional é apresentado em Osasco

Projeto de parque regional é apresentado em Osasco

Uma área de 130 hectares localizada entre os município de Osasco, Cotia e São Paulo vai receber um parque ecológico regional. O Parque TIZO (Terrenos Institucionais da Zona Oeste) é uma área remanescente de Mata Atlântica situada nas proximidades do Rodoanel Mário Covas.

A área apresenta fragmentos originais de mata nativa e em cerca de 66% do total de sua área, a vegetação se encontra em estágio médio e avançado de regeneração; dentro desta mata, estão localizadas diversas nascentes, inclusive as nascentes dos córregos Carapicuíba e Itaim, além de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.

Em 2002, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento tinha planos de implantar no local um conjunto de entrepostos com as mesmas características do CEAGESP, todavia por tratar-se de um empreendimento altamente gerador de impacto e diante da solicitação pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de maiores Estudos de Impacto Ambiental, o processo foi arquivado no ano seguinte.

A decisão pela preservação da área também considerou a grande mobilização popular, que com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, foi decisiva para o processo participativo que definiu pela preservação da área No ano de 2006, um Decreto Estadual permitiu a criação do parque, que no momento encontra-se em fase de análise e aprovação junto aos municípios e órgãos de análise para em breve ter sua implantação efetivada.

No dia 26 de agosto, a gestora do Parque TIZO, a arquiteta Ana Lúcia Pinto de Faria, apresentou às Secretarias de Habitação, Obras e Meio Ambiente da cidade de Osasco o projeto executivo de implantação do Parque Tizo para análise técnica dos profissionais das pastas em questão. Somente serão construídos equipamentos nas áreas descaracterizadas durante a construção do trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas.

Alguns equipamentos, como áreas de convivência, playground e Centro de Educação Ambiental serão implantados em áreas pertencentes à Osasco, entretanto os acessos ao parque serão possíveis apenas pelos municípios de São Paulo e Cotia, devido às restrições do terreno que em Osasco apresenta nos seus limites mata fechada e alta declividade.

A proposta do Parque TIZO é bastante inovadora para a RMSP, uma vez que a idéia é contemplar o uso público e a preservação do meio natural. Para tanto, o número de usuários do parque será diariamente monitorado e se necessário limitado de forma a minimizar possíveis ações que interfiram na sucessão dos processos ecológicos locais.

O projeto executivo segue agora para análise técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e para o Departamento de Uso do Solo. Caso seja aprovado, até o final deste ano serão licitadas e iniciadas as obras de terraplanagem para viabilizar a construção do Parque TIZO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *