Projeto do vereador Cláudio da Locadora (PV) vira lei e obriga educação ambiental nas escolas de Osasco
Projeto do vereador Cláudio da Locadora (PV) vira lei e obriga educação ambiental nas escolas de Osasco

Projeto do vereador Cláudio da Locadora (PV) vira lei e obriga educação ambiental nas escolas de Osasco

As escolas da rede municipal de ensino de Osasco estão obrigadas a incluir conteúdos de educação ambiental em todas as disciplinas da grade curricular. A proposta de autoria do vereador Cláudio da Locadora (PV) aprovada pela Câmara,  foi sancionada pelo prefeito Emidio de Souza (PT) e virou Lei.

De acordo com o vereador, o Programa Nacional de Educação Ambiental já considera obrigatório o ensino do tema nas escolas públicas, mas Osasco ainda não aplicava a resolução porque não havia nenhuma lei dispondo sobre o assunto. “Nem todas as escolas adotaram espontaneamente práticas de educação ambiental e Osasco não conseguia pontuar recursos por não ter legislação adequada”, explicou o vereador, acrescentando que agora será possível obter verbas em programas dos governos estadual e federal.

Todos os professores da rede municipal de ensino terão que se adequar à nova Lei e incluir, por exemplo, atividades e conteúdos relativos à importância da preservação dos recursos naturais em todas as disciplinas ministradas. “O tema deve ser tratado de forma transversal e deve abranger todas as matérias, sendo inserido de forma gradual e respeitando o nível de aprendizagem de cada série”, destacou.

As complicações da alteração climática devem ser discutidas em sala de aula, bem como a degradação do meio ambiente, o desmatamento, a destruição de espécies vegetais e animais, dentre outros assuntos relevantes. Com isso, o objetivo do projeto do vereador é transformar as crianças em agentes multiplicadores das informações aprendidas na escola. “O benefício é que a criançada vai chegar em casa e falar sobre tudo o que aprendeu para seus pais e demais adultos. Isso vai ajudar a modificar os hábitos das pessoas”, avaliou.

O vereador enfatizou que o projeto não vai onerar os cofres públicos, pois anualmente as secretarias de Meio Ambiente e Educação já oferecem cursos de capacitação para os docentes da rede. O problema é que até hoje a participação era espontânea, atraindo apenas professores ligados à causa ambiental. A partir de agora todos são obrigados a fazer os cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *