Prefeitura de Osasco entrega Diploma Verde 2011
Prefeitura de Osasco entrega Diploma Verde 2011

Prefeitura de Osasco entrega Diploma Verde 2011

A preocupação com meio ambiente vem alterando profundamente o estilo da administração pública, que vem incorporando procedimentos para redução da emissão de efluentes, reciclagem de materiais, atendimento a situações de emergência e até mesmo análise do ciclo de vida dos produtos e seu impacto sobre a natureza. A sociedade tem um importante papel para esta mudança nos conceitos gerenciais, uma vez que é diretamente afetada por ações que provocam impactos negativos ao ambiente. Clique aqui e veja fotos do evento.

Identificar e reconhecer práticas sustentáveis são formas pelas quais o poder público procura engajar outros setores da sociedade civil. Desta forma, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), entregou (13/12), o “Diploma Verde” para empresas, escolas, entidades sem fins lucrativos e munícipes que em 2011 apoiaram as atividades da Secretaria.

O coquetel de entrega do certificado ocorreu no Shopping Pátio Osasco, localizado à Avenida dos Autonomistas, 896 – Vila Yara. Receberam o Diploma Verde ambientalistas, políticos, empresários, artistas e cidadãos comuns que contribuem em pequena, média e grande escala com os projetos e programas da Sema.

Segundo Carlos Marx Alves, Secretário de Meio Ambiente, são as ações da comunidade empresarial e da sociedade que fazem a diferença e transforma Osasco em um município sustentável e ambientalmente responsável.

O Diploma Verde também é uma maneira de estimular a participação da comunidade local em seus diversos setores. Ao todo, 90 pessoas receberam o certificado, dentre eles, dirigentes da UAPO e IAC.

“Tivemos o prazer de realizar curso com foco na recuperação e preservação de nascentes. E agora, temos a felicidade de ter um grande projeto aprovado junto ao Fehidro. É uma parceria que deu certo”, disse o pesquisador científico e engenheiro agrônomo, Rinaldo de Oliveira Calheiros, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

“Nossa escola ficou em primeiro lugar na captação de óleo usado para o projeto Biodiesel”, disse a professora Edilaine Rodrigues, da EMEF Alice Rabechini. Já Carlos Santos, das Indústrias Anhembi, ressaltou o apoio dado ao projeto Biodiesel Osasco.

Otaviano Santos, da UAPO, destacou a participação da instituição nas diversas ações de conscientização da Prefeitura. O Vereador Claudio da Locadora (PV) homenageou os parceiros da Sema nas diversas atividades e projetos o que demonstra o quanto todos estão engajados a transformar a cidade de Osasco em um município preocupado com os recursos naturais e qualidade de vida.

Carlos Marx agradeceu a todos os apoiadores e colaboradores. “Estamos no sétimo ano à frente da Secretaria de Meio Ambiente. Agradeço em especial ao prefeito Emidio de Souza e o empenho da minha equipe, que ajuda no dia a dia a tocar os projetos. A presença do IAC engrandeceu nosso trabalho. Apesar de Osasco não ser produtora de água, descobrimos aqui dezenas de nascentes e por isso resolvemos protegê-las. O programa de recuperação de nascentes foi premiado pelo ODM Brasil.”

“Temos vários córregos em nossa cidade e o principal é o Bussocaba que, graças à pressão do prefeito Emidio, hoje está praticamente despoluído, após as obras de afastamento de esgoto realizadas pela Sabesp. Pretendemos, em 2012, instalar uma mini-usina para a produção de biodiesel com óleo usado de cozinha, que utilizaremos na frota de caminhões da prefeitura. Agradecemos também a editora Abril pela nova cúpula do Borboletário”, disse Marx.

O Secretário mencionou o apoio de inúmeras empresas que colaboraram para a produção da Revista Ação Ambiental, nos trabalhos de paisagismo e arborização. Marx encerrou sua fala desejando a todos boas festas. Além do Diploma Verde, os convidados receberam um brinde natalino feito com material reciclável e um litro de azeite grego, oferecido por Demétrius Markakis, proprietário do Shopping Pátio Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *