Partido Verde de Osasco completa 24 anos
Partido Verde de Osasco completa 24 anos

Partido Verde de Osasco completa 24 anos

Em Osasco, o PV foi lançado em 15 de maio de 1987, antes da fundação oficial. Em 2005, a convite do prefeito Emidio, o partido deu um grande salto assumindo a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco. Em 2007, definiu como prioridade a questão do combate às mudanças climáticas, realizando desde então várias ações para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa.

O PV vem conquistando cada vez simpatizantes que assumem suas propostas. Historicamente, a legenda recebe apoio de educadores, músicos, ecologistas, artistas e intelectuais. O partido possui, hoje, mais de 260 mil filiados em todo o Brasil, o número usado pela sigla é o 43 e tem como principal proposta a defesa do meio ambiente.

Para Carlos Marx Alves, jornalista e ambientalista, fundador do partido e presidente do diretório de Osasco, o aniversário é um momento de festa, sobretudo, de reflexão e de mais engajamento à militância. O crescimento do PV se deve a vários fatores, um deles é o envolvimento da força jovem.

“Ao longo dos anos, o partido tem feito campanhas e lançado candidatos. Atualmente, é representado na Câmara Municipal de Osasco pelo jovem vereador Cláudio da Locadora. Em 2005, a convite do prefeito Emidio, assumimos a Secretaria de Meio Ambiente e criamos várias ações e projetos como a Educação Ambiental, o Projeto Biodiesel, a Campanha de Arborização e a Revitalização de Minas e Nascentes, todas com ampla participação comunitária”, destacou Marx.

Breve história

Em 1987, o PV brasileiro iniciou esforços para organizar a estrutura partidária e se espalhar para outras regiões como São Paulo, Minas Gerais, no Nordeste e na Amazônia.  Em 1988, o PV obteve o registro legal provisório participando nas eleições municipais. O PV Osasco apoiou as campanhas presidenciais de Fernando Gabeira (1989) com 1.640.970 votos, Alfredo Sirkis (1998) que ficou em sexto lugar com 213.000 votos e Marina Silva (2010) com aproximadamente 20 milhões de votos em todo país.

O PV teve vários aliados como o líder seringueiro Chico Mendes. Em novembro de 1988, Chico participou da passeata “Salve a Amazônia”. Foi assassinado por pistoleiros no Acre, um mês depois. O crime fez com que o mundo todo voltasse sua atenção para lutas e problemas ecológicos brasileiros.

Em 30 de setembro de 1993, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por decisão unânime, concedeu ao Partido Verde (PV), o seu registro definitivo. Nas eleições presidenciais de 1994, 2002 e 2006, o partido apoiou Luís Inácio “Lula” da Silva. Fernando Gabeira (RJ, 1994) foi eleito deputado federal e trabalhou com questões como a defesa dos povos indígenas.

Em 2007, o PV definiu como prioridade a questão do Clima, particularmente o esforço para obrigar o governo brasileiro a assumir obrigações e metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, particularmente no tocante às queimadas na Amazônia. Foi lançado o movimento Brasil no Clima e, pressionado, o governo Lula, pela primeira vez, admitiu o princípio de aceitar objetivos de redução de emissões, na conferencia de Bali, em dezembro de 2007.

O maior sucesso do PV está no fato de trazer contribuições para que a causa ecológica e muitas das bandeiras que defende, tanto no âmbito global quanto local, se tornem majoritárias na sociedade. Muitas das ideias do partido tornaram-se temas de discussão na grande mídia, e em segmentos empresariais, nos meios acadêmicos e na sociedade em geral.

Deputados e vereadores do PV deram e têm dado grandes contribuições legislativas no plano federal, estadual e municipal e seus quadros no poder executivo se destacaram mediante muitas realizações consagradas nas três esferas de poder. Se somarmos o conjunto de realizações dos verdes nessas duas décadas o produto é historicamente bastante significativo.

Informações:
Comunicação PV Osasco: Rosi Cheque – jornalista
Fone: (11) 7087-8146 ou 3684-0293
Site: www.pvosasco.org.br
E-mail: pv.osasco@terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *