Osasco participa do Dia Mundial sem Carro
Osasco participa do Dia Mundial sem Carro

Osasco participa do Dia Mundial sem Carro

O modelo de transporte adotado hoje na maioria das cidades ainda contempla o deslocamento urbano por meio de malhas viárias; a cada ano, cada vez mais automóveis ocupam as ruas e em geral, este meio de transporte escolhido por aparentemente apresentar maiores facilidades ao usuário, leva somente um passageiro por viagem, o que aumenta abruptamente a circulação de veículos nas ruas.

Observamos que o aumento da frota contribui para o aumento da poluição sonora e atmosférica, influi diretamente na redução da qualidade de vida de todos os cidadãos e ainda degrada as relações entre os indivíduos e a cidade, uma vez que o espaço urbano passa a ser visto apenas como um meio necessário para ir e voltar de algum lugar. De encontro a estas observações, no final da década de 90 algumas cidades européias iniciaram um movimento que ganhou o nome de Dia Mundial Sem Carro.

Hoje, o manifesto ganhou adeptos ao redor do planeta e conta com participantes em todos os continentes. Comemorado todos os anos no dia 22 de setembro, na data, os moradores das cidades participantes são incentivados a optar por um meio de transporte mais ecológico e deixar o seu veículo em casa. Nas cidades onde há ciclovias, como é o caso do município de Osasco, o meio de transporte proposto é a bicicleta.

Em 2011, Osasco participará do Dia Mundial Sem Carro pelo quarto ano consecutivo. Para representar a adesão da cidade ao movimento, na ocasião o prefeito Emídio de Souza e os secretários Carlos Marx Alves (Meio Ambiente) e Cláudio Chapecó (Esportes e Lazer) irão de suas casas até o Paço Municipal de bicicleta. Os servidores municipais também são orientados a deixar seus automóveis em casa e adotar outro meio de transporte na data. Faixas informativas estão sendo colocadas pela cidade para sensibilizar os munícipes a fazerem o mesmo.

A atual administração tem investido na construção de ciclovias de forma a incentivar a adoção da bicicleta como meio de locomoção e reduzir a quantidade de veículos nas ruas da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *