Líderes verdes assumem como delegados do Orçamento Participativo de Osasco
Líderes verdes assumem como delegados do Orçamento Participativo de Osasco

Líderes verdes assumem como delegados do Orçamento Participativo de Osasco

 

Na noite de ontem (23) o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, assinou portaria que dá posse aos delegados eleitos do Orçamento Participativo (OP) para o mandato 2012. A solenidade realizou-se no Centro de Formação dos Profissionais da Educação e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx Alves, além do chefe de gabinete e coordenador do OP, José Pedro da Silva, do secretário de Governo, Jorge Lapas e vereadores.

O Orçamento Participativo, iniciado em 2005, é uma importante ferramenta da democracia participativa, que permite aos moradores de Osasco indicar quais obras e projetos são prioritários no investimento do orçamento municipal. Os delegados são os interlocutores entre os moradores dos vários bairros da cidade e a administração municipal nesse processo.

Segundo José Pedro da Silva, a prefeitura promoveu várias plenárias informativas em todo o município sobre o OP para que a população tivesse a oportunidade de escolher as obras e as melhorias que desejam para cada região da cidade. “Nessa gestão foram realizadas várias ações como o 192 – projeto SAMU, Osasco Sem Miséria. Para mulheres há um hospital especializado que atende e previne o câncer”.

Para o prefeito Emidio, o OP é hoje uma importante ferramenta de democratização da gestão pública municipal e um exercício de cidadania. “O OP é o caminho para se estabelecer as prioridades da cidade e como serão investidos os recursos. Parabenizo as lideranças das 19 regiões. Fico muito feliz porque hoje as pessoas conseguem entender, por exemplo, o que é licitação. Valorizo muito o esforço de todos nesse trabalho voluntário em prol da melhoria do bairro de vocês”.

Emidio disse conversar constantemente com o deputado federal João Paulo Cunha sobre as novas obras em Osasco, dentre elas a continuidade de urbanização de favelas e a canalização de córregos.

No dia 14 de dezembro haverá reunião de todos os delegados para eleger o conselho e a coordenação do Orçamento Participativo. Os novos conselheiros vão acompanhar o andamento e a execução das prioridades eleitas pela população.

Verdes estão ativos no OP

A presença de membros do Partido Verde (PV) no Orçamento Participativo se amplia nos bairros da cidade de Osasco. Foram eleitas seis líderes verdes para a gestão 2012, sendo quatro deles as mais votadas em suas regiões: Arlete Benedita de Souza Andrade, Abigail Silva, Dimas (Mortadela), Josmar Rocha de Oliveira, Rubens Ricci e Nestor Ferreira dos Santos.

Com isso, os verdes vão colaborar ainda mais com as políticas públicas, dialogando com a população a respeito de suas principais necessidades, explica o presidente do PV, Carlos Marx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *