Jovem osasquense Raisa Alves, integra Conselho Nacional da Juventude, órgão ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República
Jovem osasquense Raisa Alves, integra Conselho Nacional da Juventude, órgão ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República

Jovem osasquense Raisa Alves, integra Conselho Nacional da Juventude, órgão ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República

Raisa Alves, 25 anos, osasquense e formada em Relações Públicas pelo Centro Universitário Belas Artes, é a nova integrante do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), representando a região sudeste. Com a publicação do Decreto n.º 11.470/2023, houve a reintegração do Conjuve à estrutura da Presidência da República. Dentre os objetivos do Conselho está pensar e elaborar políticas públicas para a juventude. Com isso, o Governo Federal quer aproveitar ao máximo o potencial das novas gerações para o desenvolvimento do Brasil.

Ativista social e política, Raisa Alves também é Secretária da Juventude do diretório do Partido Verde Osasco e assessora na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, de Barueri. “Dentro do Conjuve vou atuar fortalecendo a pauta ambiental que tem sido levantada no mundo todo pela juventude. Também pretendo trabalhar pela construção do Conselho Municipal da Juventude em Osasco”, resume.

Para Raisa, a participação do jovem na sociedade é muito importante. Dentre os desafios do Conselho está a diminuição da violência e da desigualdade. Pautas com foco nesse público são de extrema relevância, pois é a juventude que vai assumir a força de trabalho nas cidades em várias áreas tais como games, economia criativa, educação, saúde, cultura, tecnologia, esporte. A juventude precisa de mais empregos, mais espaços e de políticas públicas eficazes para impactar positivamente no presente e no futuro e, essencialmente, garantir seus direitos.

O Brasil tem mais de 48 milhões de jovens, dos quais 61% são negros que vivem em condições de vulnerabilidade social devido ao racismo estrutural. Grande parte mora em favelas e periferias das cidades. O investimento em políticas públicas com foco na juventude significa aproveitar ao máximo o potencial das novas gerações para o desenvolvimento do Brasil.

O Conjuve é um órgão de caráter consultivo. Dentre as atribuições estão desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre governo e organizações da sociedade civil. É composto por conselheiros, representantes do poder público e representantes da sociedade civil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *