Flor de Acácia lança cartilha de educação ambiental com foco em projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco
Flor de Acácia lança cartilha de educação ambiental com foco em projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco

Flor de Acácia lança cartilha de educação ambiental com foco em projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco

A Flor de Acácia Gráfica e Editora lançou na última segunda-feira (7), no Osasco Plaza Shopping, a cartilha de Educação Ambiental “Planeta jovem: Carlota e Maristela falando de mudanças climáticas”. A publicação objetiva despertar o respeito e amor à natureza no público infanto-juvenil, além de informar sobre a importância da diminuição da geração de resíduos, da reciclagem e do uso racional dos recursos naturais. O conteúdo foi inspirado nos projetos ambientais desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Município de Osasco, SP.

Na abertura apresentações de artistas locais como Thélio Romanholo (compositor, cantor e produtor de eventos), Grupo Pé de Poesia e Isa Ferreira (compositora, cantora e coordenadora do projeto Domingo no Parque).

Inicialmente, a contadora de história Marili da Conceição Alexandre, coordenadora da Extensão Cultural da Biblioteca Monteiro Lobato, falou da importância da observação da relação do homem com o meio ambiente por meio da poesia.

Clique aqui e veja fotos do evento

Carlos Aparecido Clemente, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, mencionou a visão e a preocupação com a temática ambiental inserida no sindicato por Carlos Marx, durante o período que dirigiu a assessoria de imprensa do sindicato. “Estamos realizando o VII Congresso dos Metalúrgicos e um dos temas em discussão é o meio ambiente no dia a dia dos trabalhadores”.

José Carlos Jorqueira, diretor da Flor de Acácia Gráfica e Editora, falou brevemente como surgiu a proposta da cartilha. Explicou sobre o compromisso da editora com a sustentabilidade e do uso do selo FSC (símbolo do Forest Stewardship Council), entidade de preservação de florestas que se tornou referência ao criar um sistema para avaliar, do ponto de vista ambiental e social, a extração da madeira usada na fabricação de móveis e papéis. “A Flor de Acácia espera que todas as informações da cartilha possam ser colocadas em prática por todos”, destacou.

Carlos Jorqueira, da Flor de Acácia Gráfica e Editora, fala como surgiu a proposta da cartilha

A secretária de Educação, professora Marinalva de Oliveira, discorreu da importância do projeto Eco-Político Pedagógico na formação dos seres humanos. “Firmamos uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e no segundo semestre a rede de ensino receberá exemplares da cartilha para serem usadas nas 5ª séries das escolas municipais”.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, iniciou sua fala dizendo que o livro paradidático chega como forma de coroar os trabalhos da Sema. “A proposta é usar a cartilha na rede municipal e estadual de ensino e nas escolas particulares. Agradeço as 30 empresas que apoiaram esta primeira edição, assim como a professora Maria de Fátima Carnelós, dirigente regional de ensino, que fará a distribuição do material para as escolas estaduais”.

“A cartilha é centrada em ações desenvolvidas na cidade como os projetos Revitalização de Minas e Nascentes, Biodiesel Osasco, Reciclagem de resíduos sólidos e coleta seletiva. Que cada vez venham mais pessoas se juntar a nós na luta em prol da melhoria ambiental”, disse Marx, que citou ainda a boa pontuação da educação ambiental da cidade no Programa Município Verde Azul.

Os profissionais envolvidos diretamente com a publicação foram homenageados: Ângela Maria, Silzeni Lopes, Rosi Cheque, George Tavares e Rice Araujo. A noite foi encerrada com coquetel vegetariano.

Participantes prestigiam apresentações culturais

Impressa em papel 100% reciclado, a publicação de 40 páginas tem linguagem simples e traz várias dicas para economizar água, energia, reduzir a quantidade de resíduos gerados, além de vir com glossário. O livro será distribuído aos estudantes de 5ª e 6ª séries da rede pública, mas pode ser solicitado por outros interessados na Coordenadoria de Educação Ambiental. Em breve a versão online poderá ser acessada em PDF no site da Prefeitura e no site www.pinheirospirapora.org.br.

Informações: Av. Bussocaba, 300, centro, Osasco, SP. Fone: (11) 3652-9512. E-mail: sema@osasco.sp.gov.br. Site: www.osasco.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *