Exploração desordenada do solo leva espécies à extinção e desertificação da Terra
Exploração desordenada do solo leva espécies à extinção e desertificação da Terra

Exploração desordenada do solo leva espécies à extinção e desertificação da Terra

Dia do Solo e do Pau-Brasil PVNeste domingo, 3 de maio, é celebrado o Dia do Solo e Dia do Pau-Brasil. Esta data foi criada para chamar a atenção de gestores públicos, empresários e sociedade civil para a importância e urgência necessidade de proteger os solos que fornecem alimentos para as espécies da Terra.

A degradação do solo tem levado muitas espécies à extinção e uma delas é a árvore Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata) que deu origem ao nome do nosso país. Durante o período colonial a extração dessa árvore foi uma das principais fontes de renda para os portugueses que atuavam, basicamente, na construção civil e naval.

Geólogos e outros pesquisadores na área ambiental afirmam que o uso contínuo de fertilizantes, de inseticidas, fungicidas, de herbicidas e outros produtos químicos causa muito mal para o solo, além de causar danos nos processos naturais em seus aspectos físico, químico e biológico. Técnicas de agricultura sustentável, por exemplo, ajudam a conservar os solos.

Por isso é de extrema relevância que prefeitos, vereadores e demais gestores públicos, e a sociedade civil organizada, tenham em seus planos de ação o aprofundamento das discussões sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da agropecuária, do comércio, da indústria e sobre a necessidade de uso e manejo sustentáveis.

Há várias formas para conservar os solos como cuidar da vegetação nativa evitando o desmatamento. O desmatamento facilita a ocorrência de erosão no solo, por isso é importante reflorestar. O combate à erosão deve ser feito através do sistema de curvas de nível (valas em sentido circular que são feitas no solo em regiões altas, como serras, montanhas e morros). As valas absorvem a água, impedindo que enxurradas causem desmoronamentos de terra. Em áreas de plantações o ideal é que se seja usada a rotação de cultura. Com isso é possível evitar o desgaste da terra e a infertilidade.

O cuidado com o lixo é primordial para a conservação dos solos. O ideal é que todos reduzam, reutilizem e reciclem o lixo produzido em casa e na empresa. Dá para montar um sistema de compostagem e, ainda, escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens biodegradáveis. Não descartar medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como seringas, no lixo comum ou no vaso sanitário, são excelentes jeitos de conservar as águas e os solos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *