Avama completa dois anos e revela ter encontrado lar para 749 animais e realizado 5468 castrações
Avama completa dois anos e revela ter encontrado lar para 749 animais e realizado 5468 castrações

Avama completa dois anos e revela ter encontrado lar para 749 animais e realizado 5468 castrações

Avama

A  Ong Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama) acaba de completar dois anos de atuação em Osasco. Desde 2012, faz feiras de adoção de cães e gatos e, em parceria com uma equipe de veterinários, promove mutirões de castração a preços populares.

Ao todo, conseguiu lar para 749 animais e realizou 5468 castrações. Também promoveu atividades de educação socioambiental tais como palestras e encontros sobre alimentação saudável, sustentabilidade, etc.

Ao fazer o balanço sobre os dois anos da organização, a dirigente Jacy Malagoli aponta que a missão da Avama foi e continuará sendo para os próximos anos a proteção animal e ambiental. “Os animais precisam de proteção no que diz respeito à sua saúde e maus tratos. Precisam de um lar com pessoas dispostas a lhes dar carinho, conforto e segurança”, diz.

“Temos cadastrados todos os animais que foram adotados, castrados e vacinados. Orientamos as pessoas quanto aos cuidados básicos e fundamentais para adoção. Fazemos um trabalho de acompanhamento de pós-adoção observando se foi dado continuidade aos cuidados com vermifugação, vacinação e castração, assim como adaptação”, complementou Jacy Malagoli.

Segundo a ativista, a Avama realiza aos sábados feiras de adoção de animais resgatados por protetores independentes e mensalmente organiza mutirões de castração a preço popular. “Todo nosso trabalho é voluntário e não temos nenhum ganho financeiro”, comentou.

avama3

“É um trabalho organizado criteriosamente, sendo a adoção apenas concretizada após o interessado participar de uma entrevista e responder a um questionário que confirme as condições adequadas e o comprometimento para adoção, o que fica registrado em um termo de adoção”, ressalta Malagoli.

A castração é a única forma eficaz de controle populacional de animais. Estes podem ser esterilizados a partir dos 5 meses de idade, não interferindo em seu desenvolvimento, contudo melhorando o seu comportamento e sua qualidade de vida.

Os números indicados pela Avama se tornam um benefício exponencial e incalculável para o controle de zoonoses em Osasco e garantia dos direitos dos animais, pois para cada casal de animal abandonado, as estatísticas indicam que no período de 10 anos podem nascer mais de 80 mil descendentes entre filhos, netos e bisnetos.

INFORMAÇÕES
Jacy Malagoli: (11) 99102-1905 / jacymal@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *