Marcha organizada pelo PV leva  dezenas de pessoas à Avenida Paulista contra os agrotóxicos
Marcha organizada pelo PV leva dezenas de pessoas à Avenida Paulista contra os agrotóxicos

Marcha organizada pelo PV leva dezenas de pessoas à Avenida Paulista contra os agrotóxicos

Penna, presidente nacional do PV
Penna, presidente nacional do PV

Para promover a reflexão e o debate sobre os agrotóxicos, o Partido Verde promoveu na tarde deste domingo (21/7), na Avenida Paulista em frente ao MASP, a “Marcha Agrotóxico Mata” com adesão de dezenas de pessoas entre dirigentes e militantes do PV da capital e cidades da região metropolitana, representantes do terceiro setor, ambientalistas, educadores e artistas como o cantor e músico Dorgi, de Osasco.

Munidos de faixas, camisetas e bandeiras os participantes distribuíram panfletos e conversaram com transeuntes destacando a falta de responsabilidade e compromisso do governo federal com a saúde humana e ambiental ao liberar o registro de pesticidas.

agrotoxico_2

“Esta foi uma ação para mostrar à  população o descaso do governo federal com a saúde da população. É um protesto contra a liberação desenfreada de agrotóxicos promovida pelo Governo Bolsonaro”, sublinhou Carlos Marx, ambientalista e porta-voz da Bacia 6.

Carlos Marx,  dirigente PV Osasco e porta-voz PV Bacia 6 conversa com pessoas e distribui panfletos.
Carlos Marx, dirigente PV Osasco e porta-voz PV Bacia 6 conversa com pessoas e distribui panfletos.

“Entramos com embargo no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender esses perigosos venenos. Mas é pouco. Precisamos que toda sociedade diga ‘não’ porque nos envenenar é um suicídio coletivo. Cada um em sua casa dê preferência aos produtos orgânicos. Cada um em sua mesa faça exigência pela qualidade do alimento. Nós precisamos quebrar economicamente esses produtores insensíveis que enchem de veneno a mesa do brasileiro”, disse José Luiz Penna, presidente nacional do PV.

Dorgi, cantor e professor de música.
Dorgi, cantor e professor de música.

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) vem acelerando a liberação do registro de pesticidas. A liberação de 42 defensivos agrícolas feita pelo Ministério da Agricultura vem preocupando ambientalistas, profissionais de saúde e pesquisadores do setor.

Raisa Alves, do PV Jovem.
Raisa Alves, do PV Jovem.

Estão no mercado mais de 200 agrotóxicos. Dos 42 aprovados por Bolsonaro, 23 são considerados altamente ou muito perigosos para o meio ambiente e 18 são extremamente ou altamente tóxicos para a saúde humana.

Entre os produtos liberados há um princípio ativo novo à base de Florpirauxifen-benzil. É o primeiro inédito aprovado em 2019.

agrotoxico_6

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *