PV Osasco estimula ações à preservação da água

IMG-20190320-WA0020

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período 2018-2028 como a “Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável”. A proposta visa a gestão integrada dos recursos hídricos para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais. Na sexta-feira (22/3) será o Dia Mundial da Água e o Diretório do Partido Verde de Osasco, mesmo não estando mais na administração pública, tem desenvolvido e estimulado ações efetivas em prol desse recurso tão precioso para preservação de todas as formas de vida na Terra.

O ambientalista, porta-voz do PV bacia 6 e presidente do diretório em Osasco, Carlos Marx, explica que no período dos verdes na gestão do meio ambiente de Osasco, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) promoveu o projeto de identificação e recuperação de Minas e Nascentes de Água que, com a participação da comunidade, especialmente dos estudantes das escolas estaduais, identificou mais de 100 nascentes, mais de duas dezenas delas recuperadas.

IMG-20190320-WA0019

O Programa de Recuperação de Minas e Nascentes virou lei através do decreto número 11.174 e recebeu o prêmio ODM Brasil. O Programa Biodiesel Osasco, outro projeto do PV, também contribui para a preservação do solo e das águas e foi reconhecido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente como iniciativa bem-sucedida para a proteção das águas no Estado de São Paulo. A síntese do programa se encontra no livro “Ações municipais para proteção das águas no Estado de São Paulo.

IMG-20190320-WA0021“Outra ação bem sucedida foi o incentivo ao reuso da água, através de oficinas de captação de água de chuva realizadas nos parques municipais. Importante também mencionar o Programa Viva o Verde, que plantou mais de 70 mil mudas de árvores nas margens dos córregos, do Rio Tietê, nos parques, escolas, praças e vias públicas, sempre com a participação popular”, complementa Marx.

Ainda, vale lembrar a aquisição do caminhão-baú transformado em Núcleo de Educação Ambiental Itinerante, a implantação do NEA do Jardim Bonança, dedicado à questão da água, a implantação de 10 novos parques espalhados nas zonas sul e norte e a implantação de Pet Parque. Acima de tudo, a educação ambiental que envolveu milhares de estudantes da cidade.

Os projetos desenvolvidos ajudaram a melhorar a qualidade de vida na cidade e, sobretudo, combater as mudanças climáticas e promover ações efetivas de educação ambiental. Mesmo não estando na atual administração pública da cidade, o PV Osasco segue incansável em suas ações de cultura e educação ambiental.

IMG-20190320-WA0022Nos últimos três anos intensificou atividades públicas mesclando palestras, espetáculos de dança, literatura, música, exposições, envolvendo pessoas de várias idades. Dentre elas, Sarau Ambiental e Cultural e atos públicos, tais como o ato “Ação Verde – acabe com a poluição plástica”, que juntou mensagens sobre a preservação dos recursos naturais em especial dos oceanos, rios e lagos e, também, performances artísticas.

Em março do passado, Carlos Marx participou, em Brasília, do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018) onde apresentou vídeos sobre as ações efetivas em prol dos recursos hídricos realizada pela Prefeitura de Osasco, entre os anos de 2005 e 2016.

SAIBA MAIS
Fone: (11) 99652-8199
E-mail: pvosasco@uol.com.br
Site: www.pvosasco.org.br
Facebook: www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>