Agricultura urbana: alimentos saudáveis e inserção social
Agricultura urbana: alimentos saudáveis e inserção social

Agricultura urbana: alimentos saudáveis e inserção social

Como resultado de uma parceria das Secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), Osasco iniciou o projeto de Agricultura Urbana. Nele, pessoas recebem treinamento e são organizadas em grupos para implantar hortas comunitárias em áreas ociosas da cidade.
Inicialmente, as aulas são ministradas em uma horta modelo no Jardim Piratininga-IAPI, numa área de aproximadamente 2.000 m², cedida pela Viaoeste. A Eletropaulo também cedeu áreas ociosas para a implantação de hortas comunitárias. São locais por onde passam redes elétricas, onde não são permitidas construções.
O trabalho conjunto das secretarias envolvidas é fundamental para o sucesso do projeto. Uma equipe da SEMA, que recebeu treinamento sobre técnicas de produção de alimentos naturais na Fundação Mokiti Okada, ensinando os alunos a instalar e manter a horta sadia.   Paralelamente a equipe da SDTI, dá formação sobre trabalho coletivo, visando a criação de cooperativas e associações. Além da questão ambiental, a parceria gera renda e promove a inclusão social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *