Há exatos 33 anos era fundado, no Brasil, o Partido Verde!

33_anos_partido_verde_2019

O Brasil estava começando a trilhar os caminhos da democracia após mais de 20 anos de uma longa ditadura militar.

Com raras e louváveis exceções, não se discutia profundamente a agenda ambiental.

Grande parte de nossa população não tinha acesso à água tratada em suas casas. Esgoto coletado e tratado era ainda mais raro, atendendo uma pequena parcela dos domicílios brasileiros!

As ruas de nossas metrópoles eram verdadeiras lixeiras a céu aberto, onde toda espécie de lixo era jogado sem qualquer culpa ou preocupação.

As florestas, parques e áreas verdes eram vistas como impedimento ao crescimento, ao desenvolvimento urbano das cidades…

Sem falar em temas mais abrangentes como a contaminação das águas, a poluição do ar, a perigosa ocupação de encostas e beiras de rios, contaminação do solo, emissão de gases do efeito estufa, aquecimento global e muitos, muitos outros temas relevantes para a qualidade da vida humana.

Nestes 33 anos, o Partido Verde contribuiu decisivamente para a sensibilização dos brasileiros quanto à importância de se estruturar um sistema nacional de meio ambiente focado na educação ambiental, programas de conservação da natureza, respeito aos nossos biomas, fiscalização das atividades licenciadas, promoção da recuperação ambiental de áreas degradadas, o respeito aos povos nativos e populações tradicionais, além de buscar harmonizar o desenvolvimento econômico com a justiça social e a preservação ambiental!

Nesses anos, o Brasil assumiu grande protagonismo global na questão ambiental! Constituímos um arcabouço legal muito complexo e atual, pelo acúmulo de gestões públicas e de organizações não governamentais, tanto em nível nacional quanto nos níveis estaduais e municipais, além de grande envolvimento da sociedade brasileira!

Sediamos a Rio’92, a Rio +10 e a Rio +20!

Lamentavelmente, hoje, não estamos aqui para festejar pois grande parte dos muitos avanços conquistados estão sendo descartados como supérfluos fossem!

Vivemos tempos sombrios na área ambiental e nos direitos individuais, precisamos estar atentos e mobilizados para evitar que tanto trabalho, compromissos e vidas perdidas neste período (Chico Mendes, Herbert Daniel entre tantos ) não sejam desperdiçados facilmente!

Mais do que nunca precisamos do compromisso militante de quem, como nós do PV, acredita na importância da luta pela manutenção e ampliação dos direitos das minorias, dos povos indígenas, das populações tradicionais e preservação ambiental.

Fonte: http://pv.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>