PV Osasco promove “Ação Verde – acabe com a poluição plástica”, no Dia Mundial do Meio Ambiente
PV Osasco promove “Ação Verde – acabe com a poluição plástica”, no Dia Mundial do Meio Ambiente

PV Osasco promove “Ação Verde – acabe com a poluição plástica”, no Dia Mundial do Meio Ambiente

01_PV_Carlos_Marx

No final da tarde desta terça-feira (5/6), no calçadão da cidade, em frente ao Plaza Shopping, o PV Osasco e a Casaviva – cultural e ambiental promoveram o ato “Ação Verde – acabe com a poluição plástica”, mesclando mensagens sobre a preservação dos recursos naturais em especial dos oceanos, rios e lagos com performances artísticas de dança, música e poesia. A atividade, apresentada pelo jornalista Jesse Navarro e pré-candidato a deputado federal, contou com a presença de ambientalistas, professores e ativistas da causa animal.

02_PV_Jesse

“O uso desenfreado de plástico tem ameaçado os oceanos colocando em risco a saúde e a vida dos ecossistemas marinhos. A sociedade civil faz a sua parte fazendo, por exemplo, a reciclagem do plástico, mas os gestores públicos também precisam atacar o problema, ou seja, embalagens e produtos plásticos desnecessários não precisam ser produzidos. O meio ambiente é a nossa casa, nosso bairro, nossa cidade”, resumiu Carlos Marx, coordenador da Casaviva.

04_PV_Dorgival

No repertório do cantor e compositor Dorgival Nazaro músicas como Asa branca e A volta da asa branca, ambas de Luiz Gonzaga; Flores, dos Titãs; e Anunciação e La Belle de Jour, de Alceu Valença. O artista citou a arte, a espiritualidade e o respeito aos animais como forma de contribuir para um meio ambiente saudável.

03_PV_Vera_Lucia

A poeta Vera Lúcia Godoy declamou poemas de seu último livro, dentre eles “Árvore” e “Mãe Terra” que abordam a importância de preservar, cuidar e amar a natureza.

07_PV_Carlos

Em sua fala o professor José Carlos, do Senai, enfatizou ser o meio ambiente tudo que está no planeta. “A evolução humana e tecnológica trouxe benefícios e malefícios para a Terra. Deixo a mensagem para que todos vocês se engajem em projetos que visem a reconstrução dos recursos naturais”.

09_PV_Thelio

O compositor e cantor Thelio Romagnolo tocou músicas autorais, tais como Autums times colors e Eu sem você.

05_PV_Altonomista

Altonomista Bezerra, microempresário da construção civil, liderança da zona norte de Osasco e e pré-candidato a deputado estadual, resumiu a importância do evento para a cidade. “É importante eventos dessa qualidade para as pessoas”.

06_PV_Jacy

“O PV e a Casaviva estão de parabéns por promover atividades com cunho ambiental e social e, principalmente, em local público”, disse a ativista Jacy Malagoli, coordenadora da Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente (Avama).

11_Rosi_Cheque

A poeta e jornalista Rosi Cheque declamou o poema “Oceanos limpos” escrito especialmente para esta atividade. Ainda, coreografou e dançou ao som de Mata, música de Marlui Miranda.

Tudo que é levado aos rios chega aos mares e nas profundezas dos oceanos. Oceanógrafos afirmam que há uma concentração grande de plásticos no mar e isso compromete a vida marinha. Centenas de animais que dependem do mar morrem por ingestão de plástico. Ao engolir pedaços de plásticos, tampinhas de garrafas pet o animal pode, por exemplo, ter obstrução intestinal e se não for tratado poderá morrer.

10_PV_Rosi_Cheque

“Acabe com a Poluição Plástica” é o tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente para 2018, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema soma esforços à campanha “Mares Limpos” que visa combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema — que se não for solucionado, poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.

A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer. Mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

12_PV_Regia

A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contém microplásticos. Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável (e evitável) e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

Desde que foi instituído, em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países sobre a proteção da natureza.

PARTIDO VERDE
CASAVIVA – CULTURAL E AMBIENTAL

Avenida Maria Campos, 252, centro, Osasco
(11) 99652-8199 (WhatsApp)
cmarxalves@uol.com.br
www.pvosasco.org.br

www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco
www.facebook.com/casavivaosasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *