Secretaria de Cultura de SP lança edital para Pontos de Cultura

Penna se afasta da pasta da Cultura para sair candidato e Romildo Campello assume cargo de secretário titular.

01_Penna

O programa Pontos de Cultura, criado por Gilberto Gil quando ministro da Cultura, está de volta e foi lançado na manhã desta quinta-feira (29/3), em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O evento contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, José Luiz Penna (secretário da Cultura e presidente nacional do Partido Verde), Sérgio Sá Leitão (ministro da Cultura), Romildo Campello (secretário-adjunto da Cultura), Nello Rodolpho (MinC SP), dentre outras autoridades. Carlos Marx, coordenador da Casaviva – Cultural e Ambiental de Osasco, também esteve presente.

Nos últimos anos, o programa enfrentou muitos problemas de prestação de contas, ingerência política negativa definindo conteúdos, instrumentalização. Nesta nova versão, o programa mantém o espírito original, valorizando as iniciativas da produção cultural na sociedade, em diversos segmentos, pontos de promoção e incentivo à economia criativa, aos produtores culturais.

A nova modalidade de premiação facilitará a realização das atividades dos que receberem apoio público. Produtores independentes da área cultural poderão oferecer grandes contribuições ao programa.

“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da Secretaria de Cultura em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, ressaltou José Luiz Penna.

02_marx_e_Romildo

“O programa é muito importante porque estimula também os diversos talentos. Pontos de Cultura é uma forma de promover a inclusão, transmitir valores, dar voz e premiar os artistas. Em Osasco, por exemplo, temos estimulado, através da Casaviva, a produção artística em vários campos como dança, teatro, música, literatura, artesanato, pintura”, comentou Carlos Marx.

“Destaco a importância social e econômica da Cultura, que transforma a sociedade e nos faz pessoas melhores. A economia criativa e os projetos culturais terão uma expressão cada vez maior em termos de geração de emprego e renda. Essa é uma boa parceria, que incentivará o setor no Estado. O desafio é dinamizar e impulsionar o trabalho de agentes culturais não só no Estado, mas em todo o Brasil. A diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só têm a ganhar com a expansão e consolidação do programa”, sintetizou o governador Alckmin.

A iniciativa Pontos de Cultura é fruto de convênio celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado, que garantiu a repactuação do convênio previamente existente. O programa premiará 544 iniciativas culturais (94 a mais do que na última edição).

Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical. O programa contará com 35 agentes mobilizadores, sete fóruns regionais e a Encontro Estadual de Pontos de Cultura (TEIA).

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem o objetivo de assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do território paulista. O edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura e no site do Ministério da Cultura.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293
E-mail: pvosasco@uol.com.br
www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>