Macacos não transmitem a febre amarela
Macacos não transmitem a febre amarela

Macacos não transmitem a febre amarela

Especialistas na área da saúde, biólogos e veterinários são unânimes em afirmar que os macacos não transmitem a doença da febre amarela. Eles são vítimas tanto quanto os humanos. Os macacos têm papel fundamental na vigilância da doença e servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada de um mosquito fêmea infetado. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Esse mosquito é resistente e adaptável. Transmite várias doenças como zika, dengue, além das febres chikungunya e amarela e outras enfermidades mais raras.

Febre_Amarela

A população deve tomar medidas de prevenção e eliminação de possíveis focos do inseto Aedes aegypti. Com o calor ocorre o aumento da temperatura e também o risco de transmissão de doenças que têm o mosquito Aedes aegypti como vetor. Por isso, é preciso tomar medidas na eliminação de focos desse mosquito.

Dentre essas medidas preventivas estão tampar os tonéis e caixas d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.

Caso a população encontre animais mortos ou doentes deve informar o mais rápido possível ao serviço de saúde do município ou do estado onde vive. Pode ainda ligar para o Disque Saúde – telefone 136. A ligação é gratuita e funciona 24 horas.

INFORMAÇÕES

Fone: (11) 3684-0293
E-mail: pvosasco@uol.com.br
Site: www.pvosasco.org.br
Facebook: PartidoVerdeOsasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *