PV estadual paulista promove workshop de formação política com foco nas eleições 2018

Penna fala de responsabilidade com a sociedade

Penna fala de responsabilidade com a sociedade

Para reforçar valores como ética, cidadania, democracia, respeito e direitos (do ser humano, dos animais e do meio ambiente), bem como doutrina, formas de Estado e sistemas de governo, análises da atual conjuntura política nacional e estratégia para a eleição de 2018, a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) promoveu neste sábado (21/10), na sede do PV-SP, na Avenida 9 de Julho, um grande evento de formação política.

O workshop contou com a presença de dirigentes municipais, vereadores e militantes verdes das bacias 1, 2, 3 e 4 (capital), bacias 5, 6 e 7 (Grande São Paulo), bacia 8 (Vale do Paraíba e Litoral Norte) e a bacia 9A (Baixada Santista).

Participaram da mesa de abertura os seguintes dirigentes do PV: José Luiz de França Penna (presidente nacional e secretário estadual de Cultura); Marcos Belizário (presidente estadual), Ricardo Silva e Jovino Cândido (executiva nacional), Ana Acilda Alves da Silva (Secretaria da Mulher Estadual), Gilberto Natalini (vereador da capital paulista); e Chico Sardelli (deputado estadual).

Em sua fala, Penna destacou a importância da responsabilidade na política. “Necessitamos recuperar o compromisso com a sociedade e para isso precisamos criar relações duradouras fundamentadas na ética”. O dirigente também comentou o surgimento de novos partidos e os partidos que estão mudando suas nomenclaturas.

O vereador Natalini reforçou a preocupação e a busca de soluções efetivas ligadas à segurança e à saúde. “O PV está atualizado com as políticas do Brasil e do mundo e antenado com questões emergenciais como as voltadas para as minorias, do trabalhador e da mulher. Nunca houve tanta necessidade de se fazer a boa política nesse país. Vamos nos embrenhar no meio dos jovens, das mães, dos trabalhadores e vamos viver, e levar, a mensagem de otimismo e de sustentabilidade”.

Chico Sardelli discorreu sobre responsabilidade e ética com normas de condutas práticas e essa ética implica em colaborar na construção de um mundo melhor. “Vamos crescer de forma correta e democrática. Temos de ser a diferença”, resumiu.

Marx enfatiza que verdes devem trazer gente nova para o PV

Marx enfatiza que verdes devem trazer gente nova para o PV

Carlos Marx, presidente do PV Osasco e também porta-voz da Bacia 6, frisou que o foco dos verdes, em 2018, deverá ser a eleição de deputados, principalmente federais. “Precisamos fazer um esforço maior para trazer gente nova para o partido, que assuma candidatura e trabalhe com afinco para renovar profundamente o Congresso Nacional. Isso é o que a maioria do povo deseja e nosso partido poderá concretizar”.

Sobre o pleito de 2018, Jovino Cândido falou da urgência em definir os objetivos do Partido Verde. “O que o PV pensa das disputas aos governos estadual e nacional? Teremos candidato ao senado?”, interrogou e complementou dizendo que o partido deseja ouvir as opiniões dos seus dirigentes de todos os níveis, dos atuais mandatários, dos filiados e militantes.

Marcos Belizário enfatizou a importância em se conhecer e viver o estatuto do partido sendo o dever de cada militante colocar em prática, acompanhar e fiscalizar a aplicação deste documento que é tão importante para os verdes e para a sociedade.

Ana Acilda destacou a importância do estímulo à mulher para que assuma papéis na política e na sociedade. Enfatizou, ainda, a necessidade de se garantir igualdade entre os sexos na vida pública.

Verdes da Bacia 6

Verdes da Bacia 6

Oficina de formação política

Após as falas dos dirigentes e parlamentares, aconteceu uma oficina de formação política com Rodolfo Amaral, jornalista e especialista em finanças. Indicadores fiscais e de endividamento de estados e da União (2000-2017), dívida do Estado de São Paulo, custo e dívida da seguridade social e custos da educação em São Paulo, marketing (político e social) e redes sociais (linguagens e usos) foram alguns dos tópicos abordados.

Para Altonomista Bezerra, suplente de vereador do PV Osasco, o evento foi muito interessante. “Gostei porque me deu uma visão mais ampla das posições de nosso partido e de como devemos utilizar os instrumentos de comunicação digital, nas redes sociais, especialmente o Facebook”.

A FVHD promoverá outros seminários de formação política em cidades do interior: Marília (28/10), Santa Bárbara d’Oeste (18/11), Itapetininga (25/11) e Sertãozinho (02/12).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>