PV estadual paulista promove workshop de formação política com foco nas eleições 2018
PV estadual paulista promove workshop de formação política com foco nas eleições 2018

PV estadual paulista promove workshop de formação política com foco nas eleições 2018

Penna fala de responsabilidade com a sociedade
Penna fala de responsabilidade com a sociedade

Para reforçar valores como ética, cidadania, democracia, respeito e direitos (do ser humano, dos animais e do meio ambiente), bem como doutrina, formas de Estado e sistemas de governo, análises da atual conjuntura política nacional e estratégia para a eleição de 2018, a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) promoveu neste sábado (21/10), na sede do PV-SP, na Avenida 9 de Julho, um grande evento de formação política.

O workshop contou com a presença de dirigentes municipais, vereadores e militantes verdes das bacias 1, 2, 3 e 4 (capital), bacias 5, 6 e 7 (Grande São Paulo), bacia 8 (Vale do Paraíba e Litoral Norte) e a bacia 9A (Baixada Santista).

Participaram da mesa de abertura os seguintes dirigentes do PV: José Luiz de França Penna (presidente nacional e secretário estadual de Cultura); Marcos Belizário (presidente estadual), Ricardo Silva e Jovino Cândido (executiva nacional), Ana Acilda Alves da Silva (Secretaria da Mulher Estadual), Gilberto Natalini (vereador da capital paulista); e Chico Sardelli (deputado estadual).

Em sua fala, Penna destacou a importância da responsabilidade na política. “Necessitamos recuperar o compromisso com a sociedade e para isso precisamos criar relações duradouras fundamentadas na ética”. O dirigente também comentou o surgimento de novos partidos e os partidos que estão mudando suas nomenclaturas.

O vereador Natalini reforçou a preocupação e a busca de soluções efetivas ligadas à segurança e à saúde. “O PV está atualizado com as políticas do Brasil e do mundo e antenado com questões emergenciais como as voltadas para as minorias, do trabalhador e da mulher. Nunca houve tanta necessidade de se fazer a boa política nesse país. Vamos nos embrenhar no meio dos jovens, das mães, dos trabalhadores e vamos viver, e levar, a mensagem de otimismo e de sustentabilidade”.

Chico Sardelli discorreu sobre responsabilidade e ética com normas de condutas práticas e essa ética implica em colaborar na construção de um mundo melhor. “Vamos crescer de forma correta e democrática. Temos de ser a diferença”, resumiu.

Marx enfatiza que verdes devem trazer gente nova para o PV
Marx enfatiza que verdes devem trazer gente nova para o PV

Carlos Marx, presidente do PV Osasco e também porta-voz da Bacia 6, frisou que o foco dos verdes, em 2018, deverá ser a eleição de deputados, principalmente federais. “Precisamos fazer um esforço maior para trazer gente nova para o partido, que assuma candidatura e trabalhe com afinco para renovar profundamente o Congresso Nacional. Isso é o que a maioria do povo deseja e nosso partido poderá concretizar”.

Sobre o pleito de 2018, Jovino Cândido falou da urgência em definir os objetivos do Partido Verde. “O que o PV pensa das disputas aos governos estadual e nacional? Teremos candidato ao senado?”, interrogou e complementou dizendo que o partido deseja ouvir as opiniões dos seus dirigentes de todos os níveis, dos atuais mandatários, dos filiados e militantes.

Marcos Belizário enfatizou a importância em se conhecer e viver o estatuto do partido sendo o dever de cada militante colocar em prática, acompanhar e fiscalizar a aplicação deste documento que é tão importante para os verdes e para a sociedade.

Ana Acilda destacou a importância do estímulo à mulher para que assuma papéis na política e na sociedade. Enfatizou, ainda, a necessidade de se garantir igualdade entre os sexos na vida pública.

Verdes da Bacia 6
Verdes da Bacia 6

Oficina de formação política

Após as falas dos dirigentes e parlamentares, aconteceu uma oficina de formação política com Rodolfo Amaral, jornalista e especialista em finanças. Indicadores fiscais e de endividamento de estados e da União (2000-2017), dívida do Estado de São Paulo, custo e dívida da seguridade social e custos da educação em São Paulo, marketing (político e social) e redes sociais (linguagens e usos) foram alguns dos tópicos abordados.

Para Altonomista Bezerra, suplente de vereador do PV Osasco, o evento foi muito interessante. “Gostei porque me deu uma visão mais ampla das posições de nosso partido e de como devemos utilizar os instrumentos de comunicação digital, nas redes sociais, especialmente o Facebook”.

A FVHD promoverá outros seminários de formação política em cidades do interior: Marília (28/10), Santa Bárbara d’Oeste (18/11), Itapetininga (25/11) e Sertãozinho (02/12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *