Equoterapia é saúde e inclusão
Equoterapia é saúde e inclusão

Equoterapia é saúde e inclusão

Cavalos são aliados no processo de recuperação de pessoas com deficiência, depressão e hiperatividade. Serviço gratuito acontece no Parque Chico Mendes, desde 2006, quando foi implantado graças ao apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
O Projeto Equoterapia oferecido gratuitamente no Parque Chico Mendes, graças a uma parceria das secretarias de Educação e Saúde e o Núcleo de Equitação Terapêutica, presta atendimento a inúmeras pessoas. O trabalho, feito por profissionais da psicopedagogia, fisioterapia e educação física, tem por objetivo facilitar o tratamento de pessoas com necessidades especiais, como deficientes mentais e pessoas com distúrbios de comportamento como depressão e hiperatividade.
A equoterapia é um método terapêutico com ajuda do cavalo, que faz numa abordagem interdisciplinar nas áreas da educação, saúde e equitação. O tratamento busca melhorias nos aspectos físico, psicológico, emocional, cognitivo e biopsicossocial. Além de ter grande sensibilidade e carinho com o portador de necessidades especiais, o cavalo possui uma andadura tridimensional que emite para o cérebro do praticante de 120 a 180 estímulos, que facilitam a melhora em menor tempo. O animal atua na Equoterapia como agente facilitador da aprendizagem, de inserção e de reinserção social.
No Parque Chico Mendes, o trabalho da equitação terapêutica é acrescentado com a inserção dos praticantes em atividades artísticas, lúdicas e culturais. Para receber o tratamento, o paciente precisa primeiro passar por alguns exames e ter indicação médica.

3 comentários

  1. Gabriela Alcalde Pereira

    Olá, sou aluna do 5º semestre de fisioterapia da UMC (Universidade Mogi das Cruzes do campus Villa-Lobos/Lapa) e tenho interesse em aprender um pouco mais sobre a ecoterapia. Gostaria de saber se há vagas para estagio de observação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *