Minas e nascentes são recuperadas em Osasco
Minas e nascentes são recuperadas em Osasco

Minas e nascentes são recuperadas em Osasco

Parte dos olhos d´água que alimentam os córregos da cidadee o rio Tietê foi aterrada, mas agora essa realidade começa a mudar, com a ajuda da comunidade.
A Secretaria de Meio Ambiente iniciou em 2007 o programa de Recuperação de Minas e Nascentes. Diagnóstico realizado em 2006, com apoio das escolas estaduais, mostrou que a cidade possui cerca de 50 “olhos d´água”, que alimentam os córregos da cidade, sendo que muitos foram aterrados, para construção de casas.
O objetivo da ação é recuperar tudo o que foi degradado pelo homem ao longo de décadas. Algumas minas que estavam soterradas por entulho já receberam tratamento para armazenamento da água, com construções de pequenos tanques de pedras, com a restauração da vegetação do entorno.
São minas d’água, contribuintes dos córregos, do Rio Tietê e do Ribeirão Carapicuíba. Ao todo, treze já foram recuperadas, localizadas nos bairros Parque Palmares, Jardim d’Abril, Jardim Santa Maria, Vila Ayrosa, Cidade das Flores, Nova América e Bonança. A cidade também possui nascentes de córregos, como o Bussocaba, que está preservada e se encontra nas dependências do Parque Chico Mendes, e o Baronesa
A parceria com as comunidades é constantemente trabalhada no projeto, pois ele busca, além de recuperar minas e nascentes, conscientizar a população a respeito da importância de se conservar e proteger o meio ambiente.
Há muito trabalho a ser realizado, mas a equipe da Secretaria do Meio Ambiente está empenhada na execução desse e de outros programas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *