Osasco desliga as luzes de cartão postal da cidade para destacar preocupações com as mudanças climáticas
Osasco desliga as luzes de cartão postal da cidade para destacar preocupações com as mudanças climáticas

Osasco desliga as luzes de cartão postal da cidade para destacar preocupações com as mudanças climáticas

HP4

O Viaduto Reinaldo de Oliveira, localizado na Avenida dos Autonomistas, região central de Osasco – uma ponte metálica de 300 metros de extensão e cartão postal da cidade – ficou mergulhado na escuridão por 60 minutos na noite de sábado, (29/3), em prol do movimento “Hora do Planeta”. Os participantes acenderam velas como sinal de comprometimento e amor pelo planeta. Clique aqui para ver as fotos

Dentre os participantes, o jornalista e secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, representantes de ONGs, funcionários da prefeitura, adolescentes e crianças que assistiram com entusiasmo a apresentação do grupo Abada Capoeira, sob o comando do mestre Cabeludo.

“As luzes apagadas por uma hora não resolverão os problemas ambientais, mas ajuda a aumentar a conscientização sobre os problemas causados por causa do aquecimento da Terra e ajuda a chamar a atenção da sociedade, empresários e dos gestores públicos”, disse Marx.

O secretário também agradeceu a presença de todos e falou que Osasco participa do ato mundial desde a gestão anterior. “Estamos no sexto ano participando da Hora do Planeta. Queremos que vocês compartilhem e multipliquem essa prática estimulando novos participantes”, proferiu.

HP2

“A Secretaria de Meio Ambiente está contribuindo para a neutralização dos gases poluentes através dos projetos Biodiesel (coleta de resíduos de óleos alimentares que são transformados em biocombustível), Osasco que Te quero Verde (que já plantou com a comunidade mais de 40 mil mudas de árvores) da coleta seletiva e proteção de nascentes. Também estamos buscando apoios do setor privado da região para tornar a Hora do Planeta um ato ainda mais significativo”, explanou Carlos Marx.

Para o professor Wilson Pereira, da organização não governamental CPMAO, o combate ao aquecimento global não é uma incumbência exclusiva dos governos, contudo do setor privado e da sociedade civil. “Esse ato de hoje é uma forma de dizermos para as pessoas e para as autoridades que estamos preocupados e atentos para a questão do aquecimento global e suas tristes consequências”, comentou.

HP3

O fisioterapeuta Ari Alves, também Secretário de Eventos do PV Osasco, comentou ter achado bonita a presença dos pais com seus filhos, pois mostra o seu compromisso com a educação e com o futuro tanto da criança quanto do planeta.

Sorridente e encantada com o envolvimento da garotada, Marta Pompilha, gestora do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Chico Mendes, disse ter ficado maravilhada com o ato deste ano. “Eu também adorei a bola gigante representando a Terra. O grande número de crianças participando demonstra a preocupação dos pais com o futuro dos filhos e com os rumos do Planeta”.

Acompanhada do pai, a estudante Julia, de 10 anos, fez questão de posar para fotos e comentou que vai divulgar as imagens em seu facebook. “Eu faço capoeira e o professor falou que ia ser legal participar. É a primeira vez que eu venho e eu estou gostando bastante”.

HP1

Patrícia Fabiana Riva levou o casal de filhos e disse estar compromissada com a educação deles. “Ensino os meus filhos sobre cuidar do meio ambiente e falo sempre da importância de não jogar o lixo no chão ou na rua. Vejo que eles estão adorando e se divertindo. Essa é uma hora da inspiração e é bom saber que há pessoas se unindo às atividades da Secretaria de Meio Ambiente e mostrando o seu compromisso para um futuro sustentável”.

No Brasil, as principais causas do aquecimento global e, por conseguinte, das mudanças climáticas, estão relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento da queima de gases de combustíveis fósseis, bem como ao aumento do desmatamento da floresta Amazônia.

HP14

Segundo a ong WWF, os municípios de Osasco e Barueri foram as primeiras cidades da região oeste da Grande São Paulo a aderirem à Hora do Planeta 2014. Neste ano, 142 cidades aderiram à campanha. Em 2013, mais de 7 mil cidades, em 154 países, apagaram suas luzes por uma hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *