Expo Bonsai ocorre no Shopping Continental
Expo Bonsai ocorre no Shopping Continental

Expo Bonsai ocorre no Shopping Continental

expo bonsai

A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, com a participação de produtores de bonsai da região da Grande São Paulo, realiza a Exposição de Bonsai. O evento acontece no período de 15 de março a 3 de abril, das 10 às 22 horas, na Praça de Eventos do Continental Shopping.

O bonsai, que significa “árvore em bandeja”, tem seu cultivo associado à cultura asiática, mais diretamente relacionado aos chineses. Historicamente, foram os chineses os primeiros a cultivarem árvores e arbustos em vasos de cerâmica.

É considerada, essencialmente, uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados, pois a planta deve ser uma réplica de uma árvore em miniatura, devendo simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos.

Para os apreciadores de bonsai e para os que desejam encantar-se em ver a natureza representada nas formas dessas miniaturas, a exposição trará variedades como jabuticaba, mini romã, figo, jambo, pitanga, uva, acerola, araçá, cereja, alguns com mais de 30 anos, além de receberem informações e orientações e participarem de palestras sobre as técnicas e os cuidados no cultivo do bonsai.

A entrada à exposição é gratuita para todos os frequentadores do shopping e a venda dos bonsais seguirá o critério de acordo com as variedades e estilos, com preços a partir de R$ 20,00.

A árvore em miniatura é o símbolo da longevidade, da sabedoria e do equilíbrio, mas seu cultivo exige paciência dos produtores.  Para manter o bonsai, é preciso regá-lo todos os dias. Para quem está começando, o ideal é investir em plantas que são cultivadas como bonsai há um ano em pequenos vasos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *