Projeto Biodiesel Osasco é reconhecido como uma das melhores práticas em prol das águas do estado de SP
Projeto Biodiesel Osasco é reconhecido como uma das melhores práticas em prol das águas do estado de SP

Projeto Biodiesel Osasco é reconhecido como uma das melhores práticas em prol das águas do estado de SP

capaA Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) acaba de lançar o livro “Ações municipais para proteção das águas no Estado de São Paulo” onde são destacados 24 municípios com experiências bem sucedidas em prol dos recursos hídricos, dentre eles o Projeto Biodiesel, desenvolvido em Osasco pela Secretaria de Meio Ambiente.

A publicação visa repartir com os mais de 600 municípios do estado as boas experiências adotadas para a proteção da água e fomentar experiências em prol da melhoria da gestão ambiental.

No livro são apresentadas 27 experiências desenvolvidas por 24 cidades e em quatro eixos temáticos para enfrentamento de eventos extremos (proteção das águas, educação ambiental, saneamento ambiental e infraestrutura urbana e rural).

Para Carlos Marx, ambientalista e secretário de Meio Ambiente de Osasco, o município ter sido escolhido entre tantos trabalhos desenvolvidos é motivo de orgulho e satisfação.

“Fico muito feliz com a publicação, principalmente pela possibilidade de inspirar outros gestores públicos na busca contínua de ações voltadas ao cuidado com os recursos naturais, em especial com a água. A educação ambiental permeia todo o projeto Biodiesel, que promove a reflexão, ações sustentáveis e desperta a importância da responsabilidade ambiental na sociedade”, disse Marx.

A diminuição do despejo de óleo de cozinha usado no esgoto de Osasco tem contribuído bastante para reduzir o entupimento das tubulações das redes instaladas pela Sabesp. A empresa de saneamento divulgou dados positivos da campanha de coleta realizada no bairro de Presidente Altino.

O secretário Carlos Marx, ressalta que em 2014, o projeto prevê a continuidade das atividades com adequações metodológicas de acordo com o público, assim como o aumento dos pontos de coleta. “ Com o apoio do prefeito Jorge Lapas, pretendemos iniciar a produção própria de biodiesel, para uso na frota de caminhões da prefeitura”, destaca Marx.

Em cerca de 900 pontos de coleta na cidade, já foram coletados mais de 250 mil litros de óleo de cozinha, encaminhados para a produção de biodiesel. Por meio do projeto, o óleo de cozinha coletado é transformado em biocombustível, deixando de poluir o meio ambiente, além de contribuir com o desenvolvimento do país no que se refere à produção de biodiesel – um combustível mais limpo ambientalmente, com menor emissão de poluentes.

Para estimular a participação da sociedade na campanha, além do ganho ambiental,  a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco oferece ainda água sanitária, detergente, ou ainda óleo de cozinha novo, na troca pelo óleo usado.

Interessados em participar do projeto, estudantes e a sociedade em geral podem obter informações pelo telefone (11) 3652 9041 ou sema@osasco.sp.gov.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *