Prefeito Lapas e secretários de gestão, meio ambiente, cultura e esportes assinam acordo de resultados
Prefeito Lapas e secretários de gestão, meio ambiente, cultura e esportes assinam acordo de resultados

Prefeito Lapas e secretários de gestão, meio ambiente, cultura e esportes assinam acordo de resultados

Iniciativa objetiva eficiência na gestão e o cumprimento do Plano Plurianual 2014-2017, além de  cumprir todos os pontos do Programa de Governo apresentados durante a eleição de 2012.

Foto: Leandro PalmaresNa busca por maior eficiência da gestão pública – e para cumprir o planejamento estratégico da Prefeitura de Osasco (SP) e do Plano Plurianual 2014-2017 –, o prefeito Jorge Lapas e secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Fábio Yamato (Cultura), Tinha di Ferreira (Esporte, Lazer e Recreação) e Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão) assinaram no dia 5/02, o “Acordo de Resultados” que aborda especificamente a qualidade de vida na cidade.

O embrião do Acordo surgiu em 2013, primeiro ano do mandato do prefeito Jorge Lapas, com a criação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para o cumprimento do Plano de Governo. Além de acompanhar o cumprimento do acordo, a Seplag é responsável por promover a integração das ações de governo, impulsionar o planejamento governamental participativo e estimular uma gestão pública qualificada.

“Este acordo é um marco na condução da administração pública da nossa cidade porque saberemos o que de fato está sendo feito, como será feito, quais os objetivos desse ou daquele projeto. O meu primeiro ano de governo, em 2013, foi marcado pelo planejamento de ações fundamentais para o crescimento, e tenho certeza que o acordo de resultado consolida esta etapa do nosso trabalho”, disse Jorge Lapas.

“Nosso objetivo e foco é melhorarmos a gestão dos recursos públicos e visamos não exclusivamente a cobrança aos secretários municipais, mas um compartilhamento de resultados e responsabilidades, bem como a união estratégica de esforços intersecretariais para atingir as metas propostas de crescimento e investimentos até 2017”, explicou o prefeito, dizendo que a Prefeitura de Osasco pretende disponibilizar cada documento do Acordo de Resultados como forma de publicizar a iniciativa e tornar transparentes as ações de governo junto à população.

Além dos acordos de resultados (que reúnem objetivos, indicadores, metas, prioridades e projetos firmados entre as secretarias, a Seplag e o prefeito), outros dois importantes instrumentos de planejamento e monitoramento integram este processo de gestão pública transparente: as salas de situação e o sistema informatizado “Monitora Osasco”.

“Estamos com um olhar revolucionário na gestão pública, que visa atender aos pedidos e exigência da população, que é melhorar a eficiência, a qualidade e ampliação na prestação dos serviços públicos. Investiremos e cobraremos resultados de nós mesmos, buscando índices de satisfação contínuos e crescentes”, reforçou o prefeito.

As chamadas Salas de Situação representam a instância que deverá se reunir periodicamente, ou seja, os envolvidos nos Acordos de Resultados, para realização de pactuações e acompanhamento ao cumprimento das metas acordadas.

mesa

MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) terá como missão ampliar as áreas verdes e também recuperar os recursos hídricos com foco na sustentabilidade. Diferentes ações de educação ambiental serão promovidas neste sentido, sendo que a Sema fará o monitoramento da despoluição dos córregos e a revitalização de minas e nascentes de água no município.

A Prefeitura de Osasco prevê a criação, até 2016, de oito novos parques, são eles: Escola-Parque, Parque Antônio Calderón, Parque dos Metalúrgicos, Parque do Bela Vista, Parque Linear do Tietê 1, Parque Linear do Tietê 2, Parque Narciso Sturlini e Jardim Botânico.

A Secretaria de Meio Ambiente, administrada pelo ambientalista e jornalista Carlos Marx, presidente do PV Osasco, também terá como prioridade a ampliação do Programa de Educação Ambiental, com foco em ações de combate às mudanças climáticas. Entre as prioridades da pasta está a ampliação do Programa de Arborização Urbana.

Inclusos nos objetivos estratégicos da Sema estão a adequação do programa municipal à Política Nacional de Resíduos Sólidos e a busca da universalização da coleta e tratamento do esgoto domiciliar.

Saiba mais: www.osasco.sp.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *