Encontro do PV em Mairiporã anima verdes de São Paulo para as eleições de 2014
Encontro do PV em Mairiporã anima verdes de São Paulo para as eleições de 2014

Encontro do PV em Mairiporã anima verdes de São Paulo para as eleições de 2014

Marcio Pampuri, prefeito de Mairopã, dá as boas vindas aos participantes.

Em clima de descontração e debates sobre os projetos e necessidades do Estado de São Paulo, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários municipais, dirigentes e pré-candidatos às eleições de 2014, reuniram-se no sábado (19/10) em Mairiporã no “1° Encontro de Gestão Municipal Verde e Aproximação”.  Clique aqui e veja fotos do encontro.

O evento, conduzido pelo dirigente estadual Hélio Amorim, foi dividido em duas grandes mesas (Legislativo e Executivo) para discutir aproximação e melhorias na comunicação e temas de interesse nas áreas legislativas e administração pública, além de conversas sobre o projeto político do PV para as eleições de 2014.

Participantes foram convidados a participar de duas mesas: Poder Executivo e Poder Legislativo.

Dentre os participantes o deputado federal José Luiz de França Penna, presidente nacional do PV e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, e o vereador paulistano e pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, doutor Gilberto Natalini.

Vereador Gilberto Natalini estimula uso da palavra “companheiro”

Na cerimônia de abertura, o médico pediatra e prefeito de Mairiporã, Marcio Pampuri, reforçou a necessidade de fortalecer as ações da sigla. “O PV é um partido universal. Somos atuantes e pensantes. Nosso objetivo maior é discutir peculiaridades e problemas comuns e nos ajudar a construir um partido com sustentabilidade e uma melhor comunicação”.

O Presidente Estadual do PV-SP, Marco Antonio Mroz, comentou sobre os 27 anos do PV, relevância da preservação da memória da sigla, propostas da Fundação Verde Herbert Daniel e financiamento de projetos. Ao final, discorreu sobre novas lideranças na sigla. “Temos de solidificar a base de apoio do PV no sentido de trazer novas lideranças e fortalecer o presente com os olhos no futuro”.

Vera Motta, advogada e Secretária Nacional para Assuntos Jurídicos do PV, reforçou sobre a seriedade de se fazer “política boa, com ética e respeito ao cidadão”.

“Não devemos ter vergonha de utilizar a palavra ‘companheiro’, que é um termo usual que significa a ideia de união, solidariedade e, principalmente, significa repartir o pão. Essa palavra é muito antiga e não tem dono, como pretendem alguns políticos que estão aí e querem se eternizar no poder. Então, vamos repartir hoje momentos de alegria, mas também ideias, projetos e angústias”, afirmou o médico e vereador Gilberto Natalini.

Após a cerimônia de abertura, os participantes foram convidados a reunirem-se em duas mesas distintas: legisladores (deputados e vereadores) que discutiram temas relevantes para o exercício do Poder Legislativo, e executivos (prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais) que discutiram problemas comuns e destacaram suas principais iniciativas na condução da gestão pública em suas cidades. Dirigentes partidários participaram de ambas as mesas.

Mulheres verdes lutam por maior espaço na política.

Mesa Poder Executivo

A mesa foi coordenada pelo sociólogo Walter Tesch. Na oportunidade, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais paulistas expuseram alguns projetos, programas e fizeram algumas ponderações sobre o que precisa ser feito para melhorar e fortalecer a ação do partido no Estado.

 O Prefeito de Mairiporã, Marcio Pampuri, criou o Programa “Caminho das Ideias” de modo que a população possa, via internet, propor projetos sociais, projetos de leis e demais ideias que fomentem o desenvolvimento do município, bem como a melhora na qualidade de vida da população. “É preciso reconhecer a inteligência coletiva e dar um caminho às ideias para termos cada vez mais um Governo Participativo”, disse.

Prefeito de Itapevi destaca creches noturnas e convênios.

O engenheiro civil e prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, falou das creches noturnas que atendem mais de 150 crianças, entre seis meses e dois anos e meio, bem como da importância da elaboração de bons projetos para captação de recursos junto à União e Estado, através de convênios que ajudem a aumentar a receita da cidade.

Ricardo da Silva Sobrinho, prefeito da cidade de Santo Antonio D’Alegria, destacou o projeto “Fábrica de Empregos”, que já garantiu dezenas empregos diretos na cidade.

Denis Eduardo Andia, empresário e prefeito de Santa Bárbara D’ Oeste, falou como chegou à prefeitura e reduziu mais de 50% dos cargos comissionados. “Os cargos comissionados em excesso são perniciosos à administração, principalmente quando são oferecidos em troca de apoio político e não utilizados para a formação de uma equipe técnica. Em nossa cidade a lei permitia até 179 cargos comissionados, hoje temos apenas 58”, destacou.

Ao centro, Wilson Belém, do PV Itapevi.

O padre Gabriel Gonzaga Bina, prefeito do Município de Santa Isabel, destacou a gestão pública com qualidade e excelência quanto à tolerância religiosa. “Precisamos respeitar a diversidade religiosa. Nosso vice-prefeito, David Lucena, é evangélico e o presidente da Câmara é o arquiteto Luizão que é de outra religião”.

Nessa mesa foram apontadas várias propostas. Dentre elas: atenção à Política de Resíduos, consórcio de resíduos sólidos e aumento de ecopontos para coleta de recicláveis; eventos culturais voltados à juventude; promoção e projetos voltados à proteção animal; estímulo e implantação da Agenda 21 Local; incentivos ao uso da bicicleta, demais veículos não poluidores e implantação de ciclofaixas; apoio e incentivos à saúde da mulher; inclusão social e políticas inclusivas, acessibilidade; ética na política; e formação de coordenadoria para atender entidades (orientação, formação, legalização e parceria).

Carlos Marx destaca comunicação entre os verdes.

Carlos Marx, presidente do PV e secretário de Meio Ambiente de Osasco, destacou a necessidade de uma maior comunicação entre os verdes paulistas que exercem funções na gestão pública, para informarem o que estão fazendo de inovador e mostrarem caminhos trilhados para captarem recursos públicos e privados. Segundo Marx, os diretórios municipais, a exemplo do que fazem as direções Estadual e a Nacional do PV, devem criar sites, blogs e páginas na internet, para divulgar o que está sendo feito no dia a dia em suas bases.

Mesa Poder Legislativo

Nessa mesa discutiu-se a integração dos deputados com os vereadores de modo a ampliar o leque de conhecimentos acerca da legislação e trâmites burocráticos para falicitar ações para fiscalizar o Poder Executivo e trabalhar em benefício da população.

Para a maioria dos vereadores, o evento foi uma excelente oportunidade de conhecer os trâmites e difundir conhecimentos. Para o vereador Claudio da Locadora (Osasco), a iniciativa serviu para unificar as ideias e favorecer o conhecimento.  A proposta do PV é fortalecer ainda mais o partido e compartilhar projetos que colaborem com a cidade.

Toffano destaca políticas públicas para a sustentabilidade.

Plenária

O jornalista José Paulo Toffano, diretor técnico da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), comentou sobre políticas públicas para a sustentabilidade e sobre financiamento de projetos. Sublinhou relembrando que o Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país e o PV paulista tem o maior aporte da sigla no Brasil.

O deputado Penna discorreu sobre o aumento da representatividade verde em todas as esferas, sublinhou a felicidade humana baseada em valores e não no lucro e no consumo. Reforçou o papel de todos os verdes no sentido de ampliar a divulgação das ações e citou a importância das propostas voltadas aos cuidados com as águas e florestas na preservação das espécies na Terra.

“Saúdo o deputado Marcos Neves que se filiou no PV recentemente. Ele chega para somar forças e disputar por Carapicuíba, na Bacia 6, trabalhando junto com nossos amigos Wilson Marcelino, Evangelista Limas e Carlos Marx. Vamos unir forças, quebrar a resistência e, com discurso coerente, ganhar as eleições do ano que vem”, finalizou Penna. O parlamentar encerrou a plenária com um “Viva a vida” e uma homenagem às mulheres e aos 100 anos de nascimento do poeta Vinícius de Moraes.

Penna encerra encontro com homenagem ao poeta Vinícius de Moraes.

O PV-SP vai agendar encontro com os pré-candidatos e pré-candidatas em data e local a serem definidos. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, dentre eles a deputada estadual Regina Gonçalves, os deputados Beto Tricoli, Marcos Neves e Chico Sardeli, e os dirigentes, vereadores, pré-candidatos da Bacia 6, dentre eles Carlos Marx e vereador Claudio da Locadora (Osasco), Wilson Belém e Evangelista Limas (Itapevi), Tânia Mara (Barueri), Carlos Andrade e Silas Brito (Taboão da Serra), Sandra Gama (Embu), Márcia Pupim (Cotia), Wilson Marcelino (Carapicuíba) e Anésio de Campos (Cajamar), Dr. Wilson Marcelino (Carapicuiba), e o vereador Fabinho gêmeos (Itapecerica da Serra).

Deputado Marcos Neves com o vereador Claudio da Locadora, Walter Tesch, Carlos Andrade, Carlos Marx e o empresário Silas Brito.

A organização do Encontro editou, publicou e distribuiu exemplares do “Guia Gestor Verde”, relacionando os nomes e endereços (telefone e e-mail) de todos os dirigentes estaduais, parlamentares (deputados federais, estaduais e vereadores) e administradores (prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de governo) em atividade. A realização do evento foi uma iniciativa da direção estadual do PV, com apoio da Fundação Verde Herbert Daniel e da direção municipal do PV Mairiporã.

ENCONTRO DE GESTORES E LEGISLADORES – 2013: CARTA COMPROMISSO DE MAIRIPORÃ

Neste encontro de Mairiporã-SP nós, Gestores e Legisladores Verdes do Estado de São Paulo, renovamos nossos compromissos com os Princípios e Valores do Partido Verde, sem os quais nossas ações se desenvolveriam às cegas e sem um sentido. A ecologia política é o eixo de uma visão sistêmica do planeta e suas interdependências. A democracia e o regime democrático são necessários para a convivência, e o meio ambiente imprescindível para a existência das espécies. A justiça social como meta, com a liberdade de expressão e o respeito à espiritualidade como parte de livre arbítrio individual. A defesa do pacifismo e da não violência é  métodos de solução dos conflitos no plano global e local, com uma visão internacional. O municipalismo e o desenvolvimento da participação da comunidade é linha estratégica de fortalecimento do poder local. O multiculturalismo e a diversidade contra preconceitos, a preservação do patrimônio cultural, fortalecem o papel da cidadania. O saber, a educação é garantia de uma sociedade estável.

Estes valores e princípios orientam nossos compromissos com o Programa e as plataformas e políticas setoriais apontando mudar o atual modelo consumista e o enfrentamento dos eventos extremos derivados das mudanças climáticas. No curto prazo, nós gestores, legisladores, coordenadorias de bacias, pré-candidatos, membros das direções municipais e a Executiva Estadual nos comprometemos também:

    1. A executar em nossos respectivos campos de ação os valores, princípios e programas do Partido Verde, tanto na prática da gestão como na legislação, nas relações interpessoais e comunitárias.
    2. A Executiva Estadual se compromete a promover as relações entre os diversos municípios com base nestes princípios, fomentando o intercambio e atuando como facilitador para o melhor êxito de cada uma destas esferas.
    3. Os gestores e legisladores se comprometem enviar ao responsável da Secretaria de Comunicação da Executiva Estadual as informações sobre as ações e atividades que considerem inovadoras na perspectiva programática, fomentando assim as boas práticas divulgando nas redes sociais.
    4. A Executiva Estadual, Liderança na Assembleia Estadual e Federal, se comprometem a indicar um responsável como ponto de apoio às lideranças municipais, gestores, legisladores para trabalhar, sob a orientação da Executiva, facilitando os encaminhamentos junto aos órgãos públicos, de forma democrática e transparente. Trimestralmente apresentará à Executiva um relatório destas atividades.
    5. Os gestores e legisladores se comprometem a indicar o responsável de suas respectivas áreas de comunicação para a articular às áreas especializadas da Executiva Estadual (comunicação, formação, organização e eventos) para compaginar uma linha comum da estratégia de intercambio potenciando a perspectiva programática dos verdes em cada um dos espaços públicos onde operam.
    6. Os gestores se comprometem a informar sobre suas demandas e obtenção de recursos junto a órgãos públicos e ao setor privado, de forma a favorecer a política pública do conjunto dos gestores verdes.
    7. Os participantes deste encontro  – com o apoio da Executiva Estadual – propõem e se comprometem e estruturar fóruns especializados para a participação orgânica na vida partidária: 1)Fórum dos Prefeitos, Vices e Secretários; 2)Fórum dos Vereadores Verdes; 3) Fórum dos Presidentes dos Diretórios Municipais; 4)Fórum de Jovens e mulheres.
    8. Os verdes sublinham e reiteram seu compromisso com uma economia estável e sustentável  e a defesa da transparência  e respeito na utilização dos recursos públicos.

PV Osasco – informações:  (11) 3684-0293, das 14 às 18 horas. E-mail: pv.osasco@terra.com.br. Acompanhe o PV Osasco no Facebook: www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *