Encontro Estadual do PV reúne quase 800 dirigentes
Encontro Estadual do PV reúne quase 800 dirigentes

Encontro Estadual do PV reúne quase 800 dirigentes

Abertura: Hino Nacional é cantado com emoção

O presidente nacional do PV, Deputado Federal Penna, reafirmou o nome do jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira como o primeiro da lista da sigla para concorrer à presidência da república em 2014. Este foi o destaque da solenidade de abertura do 49º Encontro Estadual do Partido Verde São Paulo, realizado entre 12 e 14 de abril, em São Pedro, com a presença de mais de 100 municípios. Estiveram presentes parlamentares da bancada estadual e federal, prefeitos, vereadores e dirigentes (estaduais, nacionais, regionais e municipais) e secretários municipais da legenda.

“O PV foi o primeiro partido a abrir espaço para a mulher e a debater temas como liberdade religiosa, aborto, liberdade sexual, respeito à diversidade e sustentabilidade. Temos de discutir ainda mais esses temas para chegarmos fortalecidos em 2014. O PV não tem o direito de omissão ou de pensar em projetos individuais. Temos que dizer que somos verdes e mostrar a diferença do PV em relação às outras siglas”, disse Penna, abrindo a rodada de falas e atividades do evento.

Penna fala da ideologia verde

“No café da manhã deste sábado comentei com nosso amigo Carlos Marx, de Osasco, que estamos vivendo uma revolução, pois estamos tomando Jacu coffee. Parece engraçado, mas isso mostra o avanço da ciência e da tecnologia”, sublinhou Penna.

O pássaro Jacu sempre foi considerado uma ameaça para a receita dos cafeicultores, mas hoje ele é considerado lucro. O Jacu escolhe e come os melhores frutos do café, digere a casca e a polpa e defeca os grãos. O grão retirado das fezes desse pássaro, depois de limpo, torrado e moído ganha um sabor inusitado que o torna um dos mais caros e desejados cafés do mundo. Penna também comentou temas como agronegócio, mudanças climáticas, inspeção veicular e os 25 anos da Carta Magna brasileira, que ainda precisa de alterações.

“Tudo começa no município e por isso temos o dever de promover o crescimento do partido. Queremos candidatos próprios para presidente e governador. Em Itapevi fizemos a creche noturna e isso foi um salto muito grande. Nossa missão é ganhar voto com projetos viáveis e bons, porque é assim que seremos medidos. Se assumirmos um compromisso real com candidatos que façam a lição de casa teremos um saldo positivo”, enfatizou Jacy Tadeu representando os prefeitos e comentando sobre o próximo pleito eleitoral.

Jacy Tadeu representa prefeitos no evento

“Vamos sim lançar candidatos a presidente da república e ao governo de São Paulo. O PV tem semeado e implantado a sustentabilidade. Hoje, quando uma empresa deseja montar uma filial em nossa cidade discutimos a questão da poluição, projetos socioambientais e qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, falou Geraldo Teotônio, o Gê, prefeito de Jandira.

O presidente estadual do PV, Marco Antonio Mroz, citou os 27 anos da sigla, os avanços ao longo dos anos, relevância em se formatar um programa de governo fundamentado nos pilares da sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Temos a terceira maior bancada na assembleia paulista e isso nos permitiu participar do Governo Estadual através da Secretaria de Recursos Hídricos. Vamos trabalhar para uma candidatura própria, com chapa completa e seguir nosso programa. Vamos buscar quantidade e qualidade de candidatos para o próximo pleito”.

O Deputado Federal Roberto de Lucena citou Jacy Tadeu como um dos companheiros verdes compromissados com a bandeira da sigla sublinhando a vocação, enquanto partido, de transformar para melhor a atual realidade brasileira.

Vereadora Edna pede mais participação feminina na política

A dirigente nacional e secretária estadual do PV Mulher, vereadora Edna Sandra Martins (Araraquara), falou sobre as alternativas reais para pensar sobre o papel da mulher na política. “A mulher ocupa a base em vários espaços como escolas e associações”.

O ex-prefeito de Bocaina, Kiko Danieletto, parabenizou a todos pela participação no encontro e comentou sobre alguns temas de interesse da administração pública como as questões ambientais e hídricas.

“Temos a terceira maior floresta urbana do mundo, fornecemos água para milhões de pessoas, mas infelizmente apenas 37% das pessoas em nossa cidade têm água potável e apenas 29% de destino correto de nossos dejetos”, relatou o prefeito de Mairiporã, Dr. Márcio Pampuri.

A deputada estadual Regina Gonçalves discorreu sobre a construção do projeto político para 2014, da valorização das bases do partido para formação de chapas e de encontro com prefeitos da região metropolitana de São Paulo sobre regularização fundiária.

Militantes do PV Osasco: inscrição para participação no evento

Do PV Bacia 6, além de militantes, participaram o prefeito Jacy Tadeu (Itapevi) e o prefeito Geraldo Teotônio (Jandira). Dentre os dirigentes municipais Kárita Benitez (Jandira), Tânia Mara (Barueri), Sandra Gama (Embu), Evangelista Limas (Itapevi), José Carlos Cintra (Santana de Parnaíba), Cássio Souto dos Santos (Cotia) e Carlos Marx (Osasco).

Deputados, prefeitos, vereadores e militantes da legenda também fizeram suas considerações, apresentando os trabalhos realizados e atestando a crescente participação do PV nas diversas esferas de poder. Também estiveram presentes ao Encontro, como convidado especial, o dirigente nacional e presidente do Partido Verde do Mato Grosso Sul, Aluísio Leite, e o deputado estadual Chico Sardelli, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, que ressaltou a importância do encontro e o trabalho que tem desenvolvido na Alesp.

Jovens verdes: o futuro do partido, programa nacional e programas

Mariana Perin, do PV Jovem

No período da tarde de sábado, duas reuniões foram realizadas em plenárias distintas. A dirigente nacional e secretária estadual do PV Mulher, vereadora Edna Sandra Martins (Araraquara), coordenou um rico debate entre as mulheres com o tema “Mulheres e Jovens verdes: o futuro do partido, programa nacional e programas”.

Violência doméstica, desigualdade no mercado de trabalho, saúde, políticas sociais voltadas para mulher e para o jovem, formação política e apoio para incentivar candidatura dos adolescentes e das mulheres foram alguns dos temas abordados.

Mariana Perin, secretária Estadual da Juventude do PV-SP, apresentou dados da ONU sobre os jovens na política, cultura, extermínio da juventude negra, diminuição da maioridade penal, igualdade de gêneros. “No estado elegemos 80 vereadores com menos de 29 anos. Peço a todos vocês que incentivem a criação das secretarias da Mulher e do conselho da Juventude em seus diretórios”, sublinhou.

Vilma Lucia de Oliveira Warner, coordenadora da Bacia 1, recomentou aos dirigentes mais apoio, estímulo e base para os militantes, em especial aos jovens e mulheres.

Na sala Ipê ocorreu outra plenária, prestigiada por prefeitos e secretários de governos municipais, conduzida pelo ex-prefeito de Bocaina, Kiko Danieletto, que abordou temas de interesse da administração pública, com ênfase nas questões ambientais.

Fernando Gabeira reforça metas verdes

O dirigente nacional do PV e ex-deputado federal Fernando Gabeira foi o palestrante no sábado (13) à tarde. Os trabalhos de plenária foram abertos pelo Deputado Penna. A mesa foi composta por dirigentes, secretários, deputados, prefeitos e vereadores.

Fernando Gabeira responde perguntas da plateia e da mesa

Inicialmente, Gabeira falou sobre revolução digital, papel dos verdes no processo político dentro da internet/rede, programa político sob uma perspectiva socioambiental, caminho de fortalecimento da sigla no Estado, crescimento das ações em torno dos ideais e objetivos do PV, transporte sustentável, consumo responsável, código florestal, questões rurais, comitês de bacias hidrográficas.

“Na economia precisamos aumentar o investimento da máquina pública com redução de custos da própria máquina. Também precisamos avançar na tecnologia, ciência e na educação. É preciso desenvolver atividades econômicas ligadas ao meio ambiente que trazem investimentos, a exemplo, energia eólica. Precisamos agregar valor à produção de alimentos”, comentou Gabeira.

Sobre reforma política, o jornalista Gabeira destacou o fim da imunidade parlamentar para crimes comuns. Sobre financiamento para campanha mencionou as propostas de governo. “Não precisamos de coligações proporcionais. E o melhor caminho para o financiamento de campanha é ter uma proposta que empolgue as pessoas e, é claro, com candidatos adequados e preparados”.

Segundo Gabeira, na educação há pontos indispensáveis que precisam de atenção. “Poderia, por exemplo, deslocar uma parte dos recursos do pré-sal para a educação. Investir na gestão escolar é primordial para a qualidade de ensino, formar gestores específicos, melhorar os salários, assim como capacitar, monitorar e avaliar os professores, além de envolver a comunidade como os pais e mães dos alunos”.

Questionado sobre as últimas declarações do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), também presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, sobre racismo e homofobia, Fernando Gabeira disse sempre ter defendido as minorias e temas polêmicos ou não agradáveis aos ‘políticos comuns’ como a homossexualidade. 

Reuniões de Bacias

Após debate com Fernando Gabeira ocorreu a reunião de dirigentes das Bacias presentes. Na reunião da Bacia 6 estiveram presentes dirigentes de seis cidades. O dirigente e coordenador regional Carlos Marx relembrou a última eleição da coordenação, em 2011.

Carlos Marx ressalta ações do PV Bacia 6 nas últimas eleições

“Nossa bacia foi uma das que apresentaram os melhores resultados eleitorais em 2012, no Estado. Favorecemos o lançamento de fortes lideranças como Jacy e Gê, o resultado desse esforço conjunto resultou na eleição de dois prefeitos e dez vereadores. O projeto partidário continua o mesmo. Há um apelo para que Gabeira saia para presidente e estamos na busca de candidato ao governo do Estado. Em nossa bacia temos de lançar 15 candidatos em 2014, sendo 9 candidatos à Assembleia Legislativa, com um mínimo de 3 mulheres, e 6 candidatos à Câmara dos Deputados, com um mínimo de 2 mulheres. Com a presença de dois prefeitos na sigla há mais força para ajudar na articulação e mais pessoas assumindo as propostas do PV”, disse Marx.

Evangelista Limas, dirigente de Itapevi, falou do trabalho realizado em seu município com a eleição de um prefeito verde e de três vereadores, o que demonstra a força e a dedicação do trabalho realizado.

O PV Bacia 6 é composto por 13 municípios: Osasco, Carapicuíba, Jandira, Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu Guaçu.

Os Encontros Regionais do Partido Verde do Estado de São Paulo acontecerão no final do mês de abril e durante os meses de maio e junho. Um total de 230 candidatos, 141 na lista de deputados estaduais e, 99, na lista de deputados federais, serão escolhidas entre as 21 Coordenadorias Regionais (bacias) que, juntas, terão em 2014 um contingente de, aproximadamente, 33 milhões de eleitores. A direção nacional do Partido Verde instituiu e tornou obrigatório nos diretórios estaduais e municipais o funcionamento da Secretaria de Defesa dos Animais.

Os participantes do Encontro receberam uma pasta contendo artigos de alguns membros da executiva estadual que ocupam cargos de administração no PV-SP.

Informações: Fone: (11) 3684-0293, das 14 às 18 horas. E-mail: pv.osasco@terra.com.br. Acompanhe o PV Osasco no Facebook: www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *