Trabalho infantil deve ser combatido por toda a sociedade e gestores públicos

Trabalho Infantil PV 43No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado nesta sexta-feira (12/6), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) enfatiza a Idade Mínima de Admissão nos Trabalhos Industriais (No. 5 1919), sendo ratificada pelo Brasil em 1934.

O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando na agricultura, pecuária, comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil etc. Vale ressaltar que a Meta 8.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU visa o fim do trabalho infantil em todas as suas formas até o ano de 2025 e, por isso, sociedade civil com vereadores e prefeitos devem pensar em ferramentas eficazes para alcançar essas metas.

Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie no Disque 100. A ligação é gratuita e o canal encaminha o caso para a rede de proteção.

Dentre as ações para combater o trabalho infantil estão à sensibilização, mobilização e articulação dos agentes institucionais governamentais e da sociedade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>