Década dos Oceanos instituída pela ONU começa hoje
Década dos Oceanos instituída pela ONU começa hoje

Década dos Oceanos instituída pela ONU começa hoje

IMG-20200604-WA0043A Década dos Oceanos, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), começa hoje (8/6) no Dia Mundial dos Oceanos. Diplomatas, ambientalistas e cientistas acreditam que nos próximos dez anos a humanidade aumente o conhecimento sobre as águas que cobrem 70% da Terra e proteja melhor essa imensidão, que absorve um terço do gás carbônico produzido pela atividade humana, retém o aquecimento global e serve à subsistência direta de bilhões de pessoas.

O Dia Mundial dos Oceanos objetiva a promoção da conservação de espécies e habitats, bem como diminuir a poluição e a escassez de recursos por causa da sobrepesca.

Dados do International Maritime Bureau (IMB) apontam que nos últimos oito anos houve uma média de 257 casos de pirataria marítima por ano em todo o planeta.

Crimes marítimos e acidentes nos oceanos podem ser de difícil investigação. Até hoje os brasileiros não sabem como 3.600 quilômetros do litoral, da Reserva Extrativista do Cururupu (Maranhão) até São João da Barra (Rio de Janeiro), foram atingidos por manchas de petróleo.

Estudo internacional publicado na revista científica “Advances in Atmospheric Sciences” releva que o aquecimento médio dos oceanos atingiu o maior registro da história em 2019 e, em janeiro de 2020, bateu o terceiro recorde consecutivo.

O estudo aponta que os oceanos estiveram 0,075 °C acima da média registrada de 1981 a 2010. Além disso, a taxa de aquecimento registrada de 1987 a 2019 cresceu 450%, se comparada ao período anterior (1955 a 1986). Isso corresponde a uma elevação de 46 mm no nível dos oceanos.

A ONU aponta 10 atitudes que os cidadãos podem tomar para salvar os oceanos: Parar de beber água em garrafas de plástico; não jogar bitucas de cigarro na rua; fazer escolhas mais conscientes quando comer frutos do mar; Diminuir a pegada de carbono; não usar copos, talheres nem canudos descartáveis feitos de plástico; ser um consumidor informado; organizar/participar de mutirão de limpeza de praia; evitar embalagens e sacos plásticos; cuidar do seu animal doméstico com responsabilidade; e apoiar organizações que protejam a vida marinha.

Fonte: https://nacoesunidas.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *