Conhecimento e conscientização reduzem mortalidade por câncer de mama
Conhecimento e conscientização reduzem mortalidade por câncer de mama

Conhecimento e conscientização reduzem mortalidade por câncer de mama

Especialistas na oncologia são unânimes em afirmar que o conhecimento e a conscientização estão reduzindo significativamente a mortalidade pelo câncer de mama.

Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que uma em cada 12 mulheres receberá diagnóstico de câncer de mama. Segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 60 mil novos casos serão registrados ao longo de 2019 e ainda existe muita desinformação sobre o assunto. Por exemplo, mulheres acreditam que o autoexame das mamas (o toque feito pela própria mulher) é a melhor maneira de identificar a doença em seus estágios iniciais. Mas, na maioria dos casos o tumor palpável já está em estágio avançado.

Não há uma causa única para o câncer de mama, contudo há diversos fatores que aumentam o risco da doença. O câncer de mama pode ser evitado.

Os principais fatores de risco são: idade – mulheres após os 50 anos são mais suscetíveis a desenvolver a doença; primeira menstruação antes dos 12 anos de idade e menopausa após 55 anos; e primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos; fumar; consumo de álcool; – sobrepeso ou obesidade; e exposição freqüente a raios-x.

Histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) que tenham tido a doença antes dos 50 anos; fazer uso de terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por tempo prolongado, e mulheres transexuais e travestis que passam por terapia hormonal.

O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres.

PV cancer mama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *