No dia mundial da limpeza, militantes verdes recolhem lixo no calçadão da Antonio Agu
No dia mundial da limpeza, militantes verdes recolhem lixo no calçadão da Antonio Agu

No dia mundial da limpeza, militantes verdes recolhem lixo no calçadão da Antonio Agu

limpeza_9

Para chamar a atenção da população sobre o problema do descarte irregular de lixo, o coletivo Casaviva – cultural e ambiental, com participação de membros do Partido Verde (PV, 43) de Osasco realizaram na manhã deste sábado (21/9) uma “Ação de Limpeza” no Calçadão da Antonio Agu. Participaram desta atividade apoiadores, artistas independentes e estudantes tais como Wilson Pereira e Paulo Teixeira, do Conselho de Proteção ao Meio Ambiente de Osasco (CPMAO), a microempresária Rosanilda Antonia (tia Rosa), o músico Dorgival Nazaro (Dorgi), Samantha Suely Alves, coordenadora do projeto Ciclo Infinito.

A ação da Casaviva foi em adesão ao movimento global “Dia Mundial da Limpeza”, realizado neste 21 de setembro. Embora pontual, essa ação interfere significativamente na preservação do meio ambiente, interferindo no cuidado com a água e com o verde e, sobretudo, afetando diretamente na qualidade de vida na Terra.

limpeza_7

“Essa é uma atividade que pretende chamar a atenção sobre a poluição e tem tudo a ver com o combate às mudanças climáticas. Também é uma forma de sensibilizar as pessoas sobre ações para a preservação ambiental do planeta”, comentou Carlos Marx.

O ato de hoje é para despertar e chamar as pessoas para a reflexão sobre os desafios do descarte incorreto dos resíduos. Muitos desses materiais descartados deixam de ir para a reciclagem e terminam sendo despejados em lixões. Outra parcela do lixo descartado incorretamente vai parar em praias, rios, córregos, ruas, bueiros e terrenos baldios.

limpeza_4

“Os catadores de recicláveis desempenham papel fundamental na sociedade. Nós catadores contribuímos em muito com uma cidade mais limpa e como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Doe seus materiais recicláveis para catadores. Cada um de nós é responsável pelos resíduos e lixo que geramos”, resumiu Samantha Alves.

“”Para que o lixo não pare em bueiros, córregos e rios é importante descartá-lo de nossas casas de forma correta. Temos que separar o lixo orgânico, do material não reciclável e do material reciclável. Sempre que fizermos compras é bom levarmos a nossa própria sacola”, pontuou o cantor Dorgi.

limpeza_3

A Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) surge como um importante avanço para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Estudos revelam que quase a metade do lixo gerado nas cidades brasileiras ainda vai para aterros inadequados. Segundo a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, apenas 3% dos resíduos são reciclados. O sistema de coleta é improdutivo e a maioria do material que chega às unidades de triagem não é reaproveitada.

limpeza_1

RESÍDUOS SÓLIDOS

Diminuir os resíduos sólidos requer ação individual e coletiva. Por exemplo, adotar a reciclagem como prática diária. Reutilizar diversos produtos antes de descartá-los. Doar o que ainda serve para outras pessoas e instituições (roupas, móveis etc.). Repensar os hábitos de consumo e de desperdício. Consumir o necessário e consumir produtos mais duráveis. Não jogar papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes.

limpeza_5

SAIBA MAIS

Casaviva – cultural e ambiental
Av. Maria Campos, 252, Osasco, SP

(11) 99652-8199 (WhatsApp)
www.facebook.com/casavivaosasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *