2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste é realizado em Embu das Artes
2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste é realizado em Embu das Artes

2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste é realizado em Embu das Artes

cultura_4

Representantes de Pontos de Cultura e grupos culturais de Osasco, Embu das Artes, Santana de Parnaíba, Jandira e Carapicuíba reuniram-se neste domingo (01/09), na cidade de Embu das Artes, para o “2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste”. Os pontos são importantes por visarem a realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades.

O evento aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e teve a presença de Júlio Campanha, secretário de Cultura de Embu das Artes, que apoiou a atividade. Em pauta, discutir e encaminhar a atuação do setor, regionalmente, por políticas públicas, melhores orçamentos, definição de planos de cultura, funcionamento efetivo das comissões de cultura.

cultura_3

Além das atividades voltadas para recepcionar os participantes, na programação do evento mesa de debate, oficinas e apresentações culturais. O coletivo Casaviva – cultural e ambiental Osasco estava representado por Carlos Marx e pelo músico Dorgival Nazaro (Dorgi).

“A atuação dos artistas e produtores culturais de Osasco foi considerada uma boa referência a ser seguida. A opinião unânime dos artistas é que as cidades devem ampliar os recursos orçamentários para a cultura local e que o caminho para se conquistar isso é a organização e a pressão unificada”, relata Carlos Marx.

cultura_2

SOBRE O 1º ENCONTRO

O “1º Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Região Oeste” ocorreu no dia 7 de julho, na Secretaria Municipal de Cultura de Osasco, com a participação de grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. Essa rede defende a manutenção do Plano Nacional de Cultura e se mostra contrária ao fechamento do Ministério da Cultura, pois entende que são elementos vitais para manter a estruturação de uma política pública de cultura que alcance os municípios.

Nesse evento, a organização da rede se consolidou em uma perspectiva itinerante de agendas e diálogos locais com a sociedade civil e os poderes públicos locais. Esta agenda comum agora inicia um diálogo com as gestões culturais municipais e, através do CIOESTE, quer construir pontes para as demandas das manifestações culturais e artísticas da população da região.

Compreende-se a necessidade de estabelecer uma representação técnica na Câmara Temática de Cultura do CIOESTE, designada a costurar demandas e a construção de uma agenda comum entre as gestões culturais dos municípios, debatidas em uma audiência pública, e o intercâmbio de saberes artísticos regionais, por meio de uma Mostra de Artes e Cultura dos Pontos de Cultura Corredor Oeste.

No encontro estiveram presentes representantes das cidades da região Oeste tais como militantes, produtores e coletivos culturais de dança, teatro, música, literatura e hip hop.

SAIBA MAIS

Coletivo Casaviva
Av. Maria Campos, 252, Osasco, SP
(11) 99652-8199 (WhasApp)
www.facebook.com/casavivaosasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *