Filme “Queen” abre Mostra de Cinema da Índia na Unifesp Osasco
Filme “Queen” abre Mostra de Cinema da Índia na Unifesp Osasco

Filme “Queen” abre Mostra de Cinema da Índia na Unifesp Osasco

cinema_2

O coletivo Casaviva – cultural e ambiental Osasco lançou na noite desta segunda-feira (12/8), no Dia Nacional das Artes, a primeira edição da “Mostra de Cinema da Índia” com o filme “Queen”. As sessões são gratuitas com filmes entre aventura, comédia e drama. A mostra ocorre no auditório da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Osasco. Os apaixonados pela sétima arte poderão assistir aos filmes em duas sessões: 15h e 19h.

A solenidade de abertura contou com a presença de Amit Kumar Mishra, cônsul geral da Índia em São Paulo; Puja Kaushik, diretora do Centro Cultural Swami Vivekananda; Carlos Marx, coordenador do Ponto de Cultura Casaviva; e Éder Máximo, secretário da Cultura de Osasco. Da Unifesp marcaram presença Ismara Izepe de Souza, professora doutora e coordenadora do curso de Relações Internacionais; Julio Zorzenon, vice-diretor acadêmico e professor de economia; representantes do Diretório Acadêmico XIV de Março e do Centro Acadêmico de Relações Internacionais.

“Para nós, a maior referência da Índia sempre é Gandhi, em vários aspectos, principalmente na promoção da cultura de paz e não-violência. O cinema indiano é muito criativo e o maior do mundo em termos de produção , mas com filmes pouco vistos no Brasil e essa mostra quer contribuir para mudar isso”, disse Carlos Marx, coordenador do Coletivo Casaviva, na abertura da mostra.

cinema_4

A professora Ismara Souza deu as boas vindas em nome do curso de relações internacionais e sublinhou a importância do desenvolvimento por meio da cultura para boas relações entre países. Lembrou que a Índia é destaque no grupo BRICS.

O vice-diretor acadêmico Julio Zorzenon sintetizou o papel da universidade na promoção e parceria em diversas atividades para o aprendizado e evolução da sociedade. “Estamos sempre de portas abertas para essas ações que trazem a comunidade para o nosso meio”.

cinema_5

Éder Máximo sublinhou o papel do cinema na expressão da sociedade, bem como para a economia. “O cinema é arte, é a memória de um povo, mas também é economia e cultura”.

O último a deixar sua mensagem foi o cônsul Amit Kumar que falou de seu contentamento com a iniciativa da Casaviva em promover a primeira mostra de filmes indianos em Osasco. “A índia produz 30 mil filmes por ano. Muitos filmes têm a temática feminista entre outras fo cotidiano das pessoas. Agradeço a oportunidade de fortalecermos laços de amizade do Brasil e a Índia. Com certeza, realizaremos outros eventos na cidade de Osasco”, resumiu.

cinema_3

A indústria cinematográfica Bollywood vem crescendo em ritmo acelerado, mais rapidamente do que a de Hollywood. Mais de 4 bilhões de pessoas assistem aos filmes de Bollywood. O que faz os filmes indianos serem únicos é sua temática, pois são melodramas com canções e muita dança. Mesmo que o filme indiano seja de horror ou drama familiar há seqüência de música e dança.

Na abertura houve apresentação de dança contemporânea com o grupo Bollywood Brazil. A “Mostra de Cinema da Índia” prossegue nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto. Endereço: Av. Sport Club Corinthians, bairro Jardim das Flores (portaria localizada ao lado da entrada principal do Parque Dionízio Alvarez Mateos, do Jardim das Flores).

cinema_1

Antes da abertura da mostra, o cônsul Amit Kumar visitou o gabinete do prefeito de Osasco, Rogério Lins. Estiveram presentes artistas, o secretário da Cultura, Éder Máximo, e seu secretário adjunto Paulinho Samba de Rua.

O prefeito Rogério Lins falou do respeito pela cultura indiana, expressando seu desejo em estreitar os laços de amizade e abrir perspectivas de futuras parcerias com a índia.

O cônsul Amit Kumar lembrou ser este seu primeiro compromisso com um prefeito do Brasil e propôs que Osasco seja a primeira cidade brasileira a ser cidade irmã de uma cidade da Índia.

cinema_6

“Muitas parceiras são feitas a partir da economia, do comércio, mas a cultura também é atrativa como essa mostra de cinema organizada pelo Carlos Marx, da Casaviva. A Índia em biotecnologia, softwares e medicamentos, e em outras áreas, tem algumas das maiores empresas do mundo. Nosso cinema é muito respeitado, assistido e admirado pela população”, disse o cônsul.

Carlos Marx lembrou que 12 de agosto é o dia nacional das artes e trazer a cultura da índia para Osasco motivou a aproximação com o Centro Cultural Indiano.

Na oportunidade, Puja Kaushik convidou a todos para as festividades do 73º Dia da Independência da Índia, no dia 15 de agosto, às 8h, no Centro Cultural Swami Vivekananda. Rafael Espadine, assistente do cônsul, fez a tradução simultânea tanto na visita ao prefeito quanto na solenidade de abertura do evento.

cinema_10

PROGRAMAÇÃO 14 DE AGOSTO

15H – FILME: BAHUBALI – O início
Duração: 169 minutos

Ficção, descreve uma batalha entre 2 irmãos. Bahubali Shiva é um órfão sendo criado pela tribo que o encontrou no meio de um rio, ajudado por uma mão solitária pertencente a uma misteriosa senhora. Ao ver os soldados mortos nas proximidades, eles entendem que o recém-nascido está em perigo e fecham o túnel que supõem ter sido percorrido pelas pessoas que perseguiram a estranha senhora. Shiva cresce tentando alcançar o topo da montanha, pois algo o atraía para lá, até que depois de adulto, ele consegue chegar e então, desvenda-se sua verdadeira história.

19H – FILME BAHUBALI – A conclusão
Duração: 167 minutos

Shivudu, o filho de Bahubali, está cada vez mais perto de conhecer sua verdadeira herança e encarar de vez suas novas responsabilidades. Querendo respostas para questões que fogem de seu conhecimento, como o real motivo por trás da morte de seu pai, ele encontrará uma barreira para os seus planos devido aos fatos de seu próprio passado.

A UNIFESP fornecerá certificado de extensão cultural aos estudantes universitários que preencherem, com antecedência, a ficha de inscrição disponível no link https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=16435

SAIBA MAIS
(11) 99652-8199, WhatsApp
www.facebook.com/casavivaosasco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *