Marcha nacional contra os agrotóxicos leva centenas de pessoas às ruas
Marcha nacional contra os agrotóxicos leva centenas de pessoas às ruas

Marcha nacional contra os agrotóxicos leva centenas de pessoas às ruas

veneno_04

O Partido Verde (43) promoveu a “Marcha Agrotóxico Mata”, na tarde deste domingo (4/8), com adesão de várias cidades brasileiras.

O ato contou presença de dirigentes e militantes do PV, artistas, ativistas da causa ambiental, profissionais da educação, empresários, estudantes, etc.

Em São Paulo a marcha ocorreu na Avenida Paulista, em frente ao MASP, e contou com a participação de verdes da capital e de cidades da região metropolitana. A ação teve apresentação do cantor Dorgival Nazaro (voz e violão).

Também marcaram presença o médico e ex-presidencial verde Eduardo Jorge; o presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna; o porta-voz do PV Bacia seis, Carlos Marx; e o microempresário da construção civil Altonomista Bezerra,

Os participantes e ativistas distribuíram panfletos e conversaram com as pessoas. Também fizeram uso do microfone para expressarem seus descontentamentos relacionados aos registros e a liberação de pesticidas por parte do governo federal.

Em sua fala o presidente do PV, Luiz Penna, ressaltou a importância do enfrentamento do povo brasileiro contra os agrotóxicos na mesa das pessoas. E disse ser imprescindível que o povo coloque na mesa alimentos saudáveis como os orgânicos.

Eduardo Jorge falou do uso de pesticidas mais do que o permitido em alimentos nas feiras livres. Sublinhou a importância do ato, idealizado pelo Partido Verde, para pressionar o governo Bolsonaro e, sobretudo, alertar a população.

veneno_03

Muitos dos agrotóxicos liberados pelo governo federal botam em risco a saúde das pessoas e coloca em risco a saúde do solo, das águas, da fauna e da flora. Boa parte desses venenos foi abolida nas lavouras da Europa, dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá. Isto porque esses pesticidas atuam no desenvolvimento de células cancerígenas e compromete a saúde de pessoas, de animais e de plantas.

Pesquisadores de várias áreas do conhecimento são unânimes em afirmar que o Brasil é, hoje, o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Os agrotóxicos trazem sérias consequências, dentre elas a má formação genética, a microcefalia, problemas neurológicos, câncer, desregulação hormonal, contaminação do leite materno e óbitos. O consumo de agrotóxicos é resultado da adoção de um modelo de agricultura chamado agronegócio, que é dependente do uso de venenos.

veneno_05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *