Monthly Archives: junho 2019

Verdes participam de greve geral em Osasco

IMG-20190614-WA0029

Dezenas de pessoas se concentraram na manhã de sexta-feira (14/6),  em frente à estação da CPTM, com cartazes e faixas em adesão a greve geral  e manifestando repúdio à reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PSL), bem como pela Educação e pelo Meio Ambiente. Participaram trabalhadores, estudantes, ativistas dos movimentos Sem Teto, Sem Terra, Cultura Popular. Houve, ainda, caminhada pelo calcadão Antonio Agu.

Segundo Carlos Marx, ambientalista e dirigente do PV Osasco, a greve é relevante porque é contra a reforma da Previdência Social, mas também é uma luta pela defesa da educação pública e contra o desmanche do Ministério do Meio Ambiente.

IMG-20190614-WA0024

Na luta contra cortes na Educação desde maio, estudantes, professores e funcionários de universidades e institutos federais também aderiram à Greve Geral.

Defensores do meio ambiente também participam da greve. Reportagem da BBC mostra estudo realizado por universidades estrangeiras, liderados pela ONG Conservação Internacional, que comprova que o Brasil, ao lado dos Estados Unidos, lidera a lista de 73 países que cometem retrocesso ambiental.

IMG-20190614-WA0018

O estudo analisou todos os atos governamentais que resultaram em redução de metragem, diminuição de restrições ou extinções de áreas de proteção ambiental em todo o mundo de 1892 a 2018.

Outra denúncia feita pela BBC aponta que 68% das áreas de proteção e indígenas da Amazônia estão ameaçadas para atender projetos de infraestrutura, planos de desenvolvimento econômico e atividades de exploração. O alarmante número é apresentado pelo estudo da Rede Amazônica de Informação Ambiental Georreferenciada (Raisg), sob a coordenação da ONG Instituto Socioambiental.

Raisa Alves e Carlos Marx, dirigentes do PV Osasco.

Raisa Alves e Carlos Marx, dirigentes do PV Osasco.

pv_2019

Feira de Flores no Osasco Plaza shopping vai até 16 de junho

05_flores

Na noite desta segunda-feira (3/6), na área de eventos do Osasco Plaza Shopping, ocorreu a abertura da “Feira de Flores” que contou com música, dança e poesia com foco na preservação do meio ambiente. A Feira vai até o dia 16 de junho, das 10h às 22h. Entrada franca.

As plantas e flores vêm da cidade de Holambra. A Feira reúne as mais belas flores para decorar e alegrar ambientes internos e externos. Há suculentas, tulipas, arbustos como azaléias, orquídeas, begônia, flor de maio e outras espécies a preços acessíveis.

01_Carlos_Marx
Em sua fala, Carlos Marx, ambientalista e coordenador do coletivo Casaviva – cultural e ambiental, agradeceu o apoio do pessoal do shopping, seguranças e lojistas na pessoa do diretor David Rocha.

“Temos uma relação forte e antiga com este espaço. No dia 5 de junho será o Dia Mundial do Meio Ambiente e é um momento para refletirmos sobre o Planeta. O mundo está preocupado com a floresta amazônica porque ela é importante pra todos os continentes. Na nossa casa e no nosso bairro temos de dar exemplo com ações ativas pela natureza, plantando árvores e flores. As mudanças climáticas estão trazendo calamidades pra todos, principalmente na saúde. Uma das formas de combater a poluição do ar é plantar mais árvores e ampliar as áreas verdes”, disse Marx.

07

“As plantas têm a capacidade de absorver maior quantidade de CO2 (dióxido de carbono), um dos gases responsáveis pelo aquecimento da Terra. A poluição do ar é um problema de saúde pública e ambiental do mundo. Novas políticas de energia e qualidade do ar são importantes para que tenhamos um ar menos poluído. Mas, para isso, é necessário medidas em diversos setores como o energético, uso de energia renovável, fiscalização e controle de emissões de gazes”, destacou Carlos Marx.

Aluisio Pinheiro, ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco e do movimento comunitário da Zona Norte de Osasco, discorreu sobre a importância de aliar cultura e meio ambiente para promover a educação ambiental. “Esse trabalho educativo e cultural precisa ser feito constantemente e em todo lugar. Não importa se ele é feito para um público pequeno ou grande. O que importa é que a arte tem grande poder de tocar e chegar até as pessoas”.

08

Carlos Aparício Clemente, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, citou o trabalho de longa data com Carlos Marx e da importância da feira para Osasco e região. “As flores são importantes para pássaros, insetos, para o meio ambiente e para nossas vidas no cotidiano. Essa é uma iniciativa importante pra todos nós”, disse.

“Combate à poluição do Ar” é o tema central proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Semana do Meio Ambiente deste ano e visa sensibilizar e encorajar ações no mundo para este problema que demanda ações urgentes e imediatas.

09

“Gostei muito dos artistas que se apresentaram, até gravei e compartilhei nas redes sociais. A Feira está muito bonita e as frases de músicas brasileiras falando de flores, nas bancas, deram um incentivo a mais à visitação”, explanou sorridente o cineclubista e documentarista Rui de Souza, também fundador do Cineclube República de Palmares.

A apresentação cultural da festa de abertura da Feira de Flores ficou por conta dos instrumentistas e cantores Baroni, Dorgival Nazaro, Chikinho Alves e Rosi Cheque (dança contemporânea e poesia “Despertar pra Natureza”).

13

Promovida pelo coletivo Casaviva – cultural e ambiental, a Feira de Flores tem o apoio do Osasco Plaza Shopping e da União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco e Região (UAPO). O Shopping está localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro.

SAIBA MAIS
Casaviva – cultural e ambiental
(11) 99652-8199 / casavivaosascosp@gmail.com
www.facebook.com/casavivaosasco

https://casavivaosasccasavivaosasco